22/08/2023

Filmes e documentários sobre os bastidores e passarelas da moda

É maravilhoso ver coleções incríveis, cheias de conceito e detalhes, mas os bastidores também são fantásticos. Confira a lista que a Rede+ preparou

261381.jpg-c_310_420_x-f_jpg-q_x-xxyxx

A indústria que rende anualmente US$ 525 bilhões (Imagem: Divulgação)

Há poucos meses ocorreu a Semana de Alta Costura que encantou quem gosta de moda. Porém ao acompanharmos esses grandes eventos recebemos [apenas] o produto final. Ok, é maravilhoso ver as coleções incríveis, cheias de conceito e detalhes, mas os bastidores também são fantásticos.

Por isso, hoje a Rede+ preparou uma lista de filmes e documentários que falam sobre essa indústria que rende anualmente US$ 525 bilhões. Conforme o blog Valor Investe da Globo, o segmento da moda é o que tem maior faturamento global no e-commerce B2C [direto ao consumidor].

Iris, uma vida de estilo

(Imagem: Divulgação)

O documentário conta a história de Iris Apfel, uma mulher singular, estusiasmada pela moda e arte, que encara como um experimento na vida. Um retrato sobre a criatividade, valores e trabalhos éticos durante a Grande Depressão e a importância de manter esses mesmos termos em um mundo repleto de glamour.

Valentino: The Last Emperor

(Imagem: Divulgação)

O filme apresenta um olhar íntimo sobre o universo do italiano Valentino Garavani, mostrando a vida e obra do estilista. Ao lado do companheiro de longa data Giancarlo Giammetti, Valentino se prepara para o desfile em que comemora 45 anos de carreira.

O Diabo Veste Prada

(Imagem: Divulgação)

O filme mostra o dia a dia de uma jovem jornalista no emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York, e a relação difícil dela com a editora-chefe. O filme se tornou referência no mundo da moda pelos figurinos arrasadores e por mostrar os bastidores da produção de uma edição da revista. Foi inspirado no best-seller homônimo de Lauren Weisberger.

Jeremy Scott: the people’s designer

O documentário conta a vida e a carreira do estilista Jeremy Scott, diretor da grife Moschino. Nascido e criado em uma área rural do Missouri (EUA), Scott estudou moda no Pratt Institute, em Nova York e, em 2013, tornou-se diretor criativo da casa italiana.

Scott fez da Moschino uma marca pop, divertida e criativa, usando nas coleções referências do Mc Donald’s e Bob Esponja. Em 2018, a marca assinou uma collab com a fast fashion sueca H&M, deixando a cultura pop a um preço acessível.

Fresh Dressed

(Imagem: Divulgação)

O documentário mostra as origens da influência do hip hop na moda urbana mundial. Dirigido por Sacha Jenkins e com participações de Pharrell Williams, Riccardo Tisci, Kanye West e P. Diddy. O filme conta como as roupas usadas pelos negros norte-americanos dos guetos ganharam status fashion e tomaram as passarelas e vitrines dos principais centros comerciais do mundo.

Coco Antes de Chanel

(Imagem: Divulgação)

O filme mostra o início da carreira da jovem Gabrielle Chanel, costureira durante o dia e cantora em um cabaré à noite. Lá, ela conhece Étienne Balsan, de quem se torna amante. Sob a proteção econômica dele, Gabrielle desenvolve a arte dela, costurando roupas impensáveis de serem usadas por mulheres da época. Babados, rendas e espartilhos passam a dar lugar a calças, camisas e chapéus.

Filmes, séries e documentários sobre moda inspiram, ensinam e contam histórias sobre o incrível mundo fashion. Quer ficar por dentro das tendências, acompanhe o quadro Fashion+ da Rede+.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.