*Reportagem editada às 21h do dia 3/2/2023 para atualização de informações
Após denúncias, o Procon de Guarapuava instaurou processo administrativo por ato de ofício contra a rede de lanchonetes Subway e o aplicativo Aiqfome. Conforme as denúncias, a lanchonete veiculava no aplicativo uma promoção enganosa.
O anúncio falava que o consumidor que comprasse, no dia 30 do mês, um sanduíche de 15 centímetros com recheio de frango defumado e com cream cheese seria contemplado com outro lanche de 30 centímetros. Contudo, o aplicativo Aiqfome, ao veicular a promoção, não informava uma condição.
Isso porque a promoção valia apenas para pedidos retirados no balcão, mas o aplicativo não especificava isso. Os consumidores tiveram uma surpresa com a negativa de cumprimento da oferta. Portanto, a prática fere o direito do consumidor de informação, transparência e boa-fé nas relações de consumo.
Conforme a diretora do Procon, Luana Esteche, “toda informação passada para o consumidor de caráter publicitário, deve ser inteiramente verdadeira”. Dessa forma, não pode induzir o consumidor em “erro sobre quaisquer dados em relação aos produtos”.
Luana afirma ainda, que a medida tomada visa assegurar os direitos dos consumidores, evitando que o fornecedor abuse da posição, o que caracterizaria engano.
A denúncia resultou na instauração de processo administrativo, onde as empresas terão o prazo de 20 dias para apresentarem defesa formal. Ao fim do processo, as empresas denunciadas poderão sofrer sanções administrativas e ainda pagarem multa.
Para, qualquer denúncia ou reclamação, basta entrar em contato pelo telefone (42) 3142-1931.
NOTA DO AIQFOME
Durante a tarde o Aiqfome entrou em contato com o Portal RSN e encaminhou nota sobre o caso.
Conforme comunicado publicado pelo Procon no final da tarde desta sexta (03), o aiqfome informa que está verificando o ocorrido juntamente com a loja Subway. Todo esclarecimento necessário será encaminhado ao Procon o mais rápido possível. Reforçamos que em momento algum a loja Subway ou o aplicativo aiqfome tiveram a intenção de lesar algum consumidor ou tirar vantagem. Entraremos em contato com os clientes afetados para prestar os devidos esclarecimentos a eles.
A assessoria do Subway também se pronunciou sobre o ocorrido.
A respeito da situação ocorrida com alguns consumidores na cidade de Guarapuava envolvendo o aplicativo Aiqfome, especificamente no momento da compra, a Subway lamenta o ocorrido e informa que está apurando o fato. Ainda, a empresa reforça que está trabalhando para que situações como essa não voltem a acontecer e reafirma seu compromisso com a transparência e comunicação assertiva para com os seus consumidores.
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