Um cavalo foi socorrido nas primeiras horas da manhã desta terça (7) no bairro Conradinho em Guarapuava. Conforme as informações do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência às 7h31, o animal estava dentro de um bueiro da galeria pluvial. A remoção do cavalo ocorreu na esquina das ruas João Gelinski com Olavo Bilac.
Os bombeiros informaram que na chegada da guarnição, verificou-se que o animal estava caído dentro do bueiro. Ainda de acordo com relato dos bombeiros, aparentemente a tampa se quebrou com o peso do cavalo. O proprietário não foi localizado.
Já o cavalo sofreu um ferimento perfurante pela ferragem do bueiro, com aproximadamente 10 centímetros de profundidade, além de algumas escoriações no dorso e na parte traseira. Em seguida, o animal acabou levado por uma clínica veterinária que auxilia os bombeiros em casos como este.
MEIO AMBIENTE
É comum ver animais soltos pelas ruas de Guarapuava. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente tem um trabalho para recolher esses animais que não estão sob cuidados de um responsável.
Conforme a Secom, nos últimos dois anos 50 animais de grande porte acabaram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava. Além disso, há previsão de multa ao dono e até doação do cavalo após cinco dias, caso o proprietário não apareça para retirar o animal.
Cavalos soltos oferecem perigo aos usuários do trânsito e também colocam em risco a vida dos próprios bichos. Por fim, caso a população veja animais soltos vagando pelas ruas, basta denunciar diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente, pelos telefones (42) 3142-1819 ou 156.
Leia outras notícias no Portal RSN.