O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) promove treinamentos de acadêmicos de medicina sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e Hepatites Virais. Nesta quarta (15), a preparação ocorreu com os alunos do Centro Universitário Campo Real.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a estratégia é que os universitários atuem no espaço do ensino superior, como multiplicadores de informações. Mais de 60 pessoas participam da atividade que ocorre em quatro encontros.
Os treinamentos fazem parte do projeto piloto Protagonismo Juvenil, que visa a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e Hepatites Virais. Promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarapuava e executado pelo SAE.
De acordo com o projeto, “protagonistas juvenis são capazes de influenciar outros jovens a promoverem saúde e estilos de vida saudáveis”. Por isso, acredita-se que as vulnerabilidades relacionadas a IST’s, como a Aids e Hepatites Virais podem reduzir consideravelmente.
AUMENTO DE CASOS
Nos últimos anos, houve um aumento de diagnósticos positivos na população jovem, seja entre heterossexuais ou homossexuais. Entretanto, mantém-se uma característica dos últimos 10 anos: a maioria das pessoas se contaminou durante uma relação estável, tais como namoro, casamento, dentre outros. Ou seja, com uma pessoa de confiança.
Conforme o SAE, em 2012, houve 56 novos diagnósticos de HIV em Guarapuava. Em 2022, o órgão registrou 68 casos. Além disso, já nos primeiros 20 dias úteis de janeiro de 2023, foram registrados 12 novos casos de HIV, e a maioria entre a população jovem e adultos jovens.
Atualmente, há 1.200 pacientes ativos com HIV no município. Isso é considerado um número baixo, devido a população local. Isto, conforme o SAE, indica que a maioria das pessoas do município não fazem os testes. Para fazer a testagem rápida, basta ir até o serviço, que fica na rua Presidente Getúlio Vargas, 1981, Centro, de segunda a quinta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Leia outras notícias no Portal RSN.