22/08/2023


Cotidiano Paraná Saúde

Vacinação contra a gripe inicia em abril para 4,6 milhões de paranaenses

O objetivo é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários e reduzir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza

Vacinas contra vírus da influenza

A imunização inicia em abril no Paraná (Foto: Albari Rosa/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai vacinar a população do Paraná contra a Influenza no período de 10 de abril a 31 de maio. No Estado, 4.628.252 pessoas devem receber a vacina, pertencentes aos grupos prioritários, a partir dos seis meses de idade.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, o objetivo é vacinar pelo menos 90% da população dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde. E desse modo, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.

A campanha ocorre em uma só etapa para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos. Também farão parte dos grupos prioritários povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

De acordo com o Ministério, também se vacinam as forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Bem como trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, César Neves, a vacina contra a Influenza é uma grande defesa à disposição. Assim, evita complicações como as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País.

Existe um grande potencial de transmissão do vírus, principalmente a partir de agora, em que as temperaturas sofrem alterações. Por isso, a aplicação da vacina nas pessoas elencadas para a campanha faz toda a diferença no diagnóstico, trazendo mais tranquilidade e segurança às pessoas.

A Sesa recebeu do Ministério da Saúde nesta semana o Informe Técnico da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com informações sobre a doença. Além disso, o documento traz também orientações do esquema de vacinação, público-alvo, entre outras diretrizes pertinentes à operacionalização da campanha.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo