*Reportagem atualizada às 11h42 do dia 29/03/2023.
O Governo do Paraná anunciou a nomeação de 15 novos professores para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O anúncio ocorreu nessa segunda (27), mas a nomeação será na próxima semana, no dia 3 de abril, no Câmpus Cedeteg em Guarapuava.
O governador Ratinho Junior assinou a nomeação e a posse como professor de ensino superior já está autorizada em Diário Oficial. A partir da cerimônia, o curso vai contar com docentes efetivos. Os professores que tomarão posse receberam aprovação em um concurso público no ano passado.
De acordo com a Unicentro, eles vão atuar em disciplinas específicas da formação em medicina. Sendo elas: cardiologia, cirurgia, gastroenterologia, ginecologia, medicina da família, nefrologia, neurologia, ortopedia, pediatria e psiquiatria.
DEMANDA
O anúncio ocorreu após uma pressão dos alunos do curso de Medicina que se mobilizaram para melhorar as condições de ensino, uma vez que havia a falta de convênios e contratos. O Centro Acadêmico de Medicina Marco Antonio Zago chegou a protocolar uma carta ao Conselho Universitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
De acordo com o documento, os discentes do quinto período tiveram as atividades práticas prejudicadas porque dependiam da nomeação dos professores do Governo do Estado. Assim, eles seguiam o curso “sem um projeto definitivo”.
Além disso, os alunos também informaram que o atendimento médico oferecido no Centro de Simulação do Departamento de Medicina (CEMED), estava interrompido. Isso porque o retorno das atividades depende da assinatura da Prefeitura de Guarapuava. No entanto, essa demanda já está resolvida, conforme a Unicentro. Só que ainda não há respostas sobre o convênio com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que era outra exigência dos acadêmicos.
Leia outras notícias no Portal RSN.