A Universidade de São Paulo (USP) abriu um edital para 50 bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 8.479,20 mensais para pesquisadores negros de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio. A iniciativa busca contribuir para a diversificação racial do contingente de pós-doutores negros no país.
Desse modo, podem candidatar-se à bolsa pesquisadores que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como negros, de cor preta ou parda. Conforme a divulgação, o programa abrange todas as áreas do conhecimento. Além disso, envolverá projetos que busquem ampliação e ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento.
As bolsas terão duração de 12 meses, e poderão ser prorrogadas por até 12 meses. Todas as propostas serão analisadas por uma comissão instituída pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Já a confirmação da autodeclaração de pertença racial dos candidatos será feita por uma Comissão de Heteroidentificação.
Em 2022, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento recebeu inscrição de 268 projetos no Edital de Bolsas de Pós-doutorado para Seleção de Pesquisadoras Negras.
Leia outras notícias no Portal RSN.