Presidentes de Câmaras Municipais e vereadores da Região estão sendo esperados para encontro nesta quarta (3), em Guarapuava. O chamado está sendo feito pelo presidente do Legislativo Municipal de Guarapuava, Pedro Moraes. Será às 14h no plenário da Casa. De acordo com o convite, o tema em debate é o funcionamento pleno do Hospital Regional (HR) ‘Bernardo Ribas Carli’, inaugurado em 2020.
Localizado no bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, o HR funciona parcialmente. São 30 leitos de enfermaria e outros 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Inaugurado em 2020 para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a pandemia a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de covid-19 no Centro-Sul do Paraná.
Mas passado o período mais grave da pandemia, os leitos exclusivos para os casos da doença acabaram desativados. O hospital iniciou então a fase de atendimentos gerais. A expectativa no entanto, é de que haja um aumento, no primeiro momento, de mais 20 leitos. Desses, mais 10 para enfermarias e 10 para a saúde mental. Em seguida, em uma segunda fase, poderão ser abertos 20 leitos cirúrgicos para suporte às demandas de cirurgia geral.
O anúncio veio da Secretaria de Estado da Saúde, em 15 de fevereiro deste ano. Atualmente, o hospital está em obras para conclusão e entrega do centro cirúrgico.
FRENTES
A demora na entrega do hospital funcionando plenamente, impacta também nos dois cursos de medicina. De acordo com acadêmicos, eles precisam fazer o internato e não contam com a estrutura prometida. Essa e outras demandas geraram audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná em 18 de abril de 2023.
Desse modo, nasceu o movimento com mais de uma frente. Uma liderada pelo deputado estadual Antenor Gomes de Lima e pela vereadora Cris Wainer, ambos do PT. Outra, pela Câmara de Vereadores de Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.