A Prefeitura de Guarapuava deu início à instalação de um sistema experimental de travessia luminosa. O projeto pretende reforçar a conscientização do respeito entre motoristas e pedestres. A princípio, a instalação será um processo contínuo de segurança viária.
A ação pretende reduzir o risco de acidentes em Guarapuava. Dessa maneira a primeira travessia luminosa que a prefeitura começou a instalar é na rua Padre Chagas, em frente ao Teatro Municipal Marina Karam Primak. Isso porque o fluxo de pedestres no local é alto por causa dos colégios que estão nas proximidades.
De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), as travessias luminosas deixam os motoristas e os pedestres mais visíveis. A secretaria vai acompanhar a implantação para entender o comportamento dos usuários.
Conforme o secretário da Setran, Adalberto Campos, “esse sistema interfere na maneira como a população se desloca e influencia seu comportamento. Com isso, consequentemente, há controle no nível de exposição ao risco de uma colisão”.
Leia outras notícias no Portal RSN.