A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas nesta quinta (25) para cumprir 121 ordens judiciais contra uma organização criminosa. Conforme a equipe, o grupo é especializado no tráfico de drogas no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Além disso, os criminosos movimentavam aproximadamente R$ 1 milhão por semana e utilizavam pessoas físicas e jurídicas para lavagem de dinheiro.
A operação inclui 29 mandados de prisão preventiva, 51 de busca e apreensão, 16 ordens de bloqueio de veículos. Assim como cinco sequestros de bens de imóveis e 20 ordens de bloqueio de valores. A ação ocorre simultaneamente em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Foz do Iguaçu, bem como São José e Itapema, em Santa Catarina. E no Rio de Janeiro e Itaguaí, no estado fluminense.
As investigações iniciaram a partir de um flagrante em agosto de 2022 no bairro Alto, em Curitiba. Na ocasião, a polícia prendeu quatro pessoas e apreendeu 15 quilos de cocaína. De acordo com as investigações, o grupo é responsável pelo abastecimento de diversos pontos de vendas de drogas e pela remessa de grandes quantidades de drogas a traficantes associados ao grupo nos três estados.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. Por fim, as penas somadas podem chegar a 43 anos de prisão.
Leia outras notícias no Portal RSN.