Neste domingo, 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava aproveitou para divulgar os serviços oferecidos pelo Centro de Saúde da Mulher no município. Em média, o Centro faz cerca de cinco mil atendimentos por mês.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a clínica desenvolve atividades que vão desde planejamento familiar e pré-natal a puerpério. Além disso, as mulheres também podem acessar coleta de preventivo, consultas ginecológicas, bem como serviço de ecografia obstétrica.
O Centro de Saúde da Mulher funciona todos os dias da semana, com horário estendido das 7h às 20h. Confira alguns dos programas:
NOSSA FAMÍLIA GUARAPUAVA
O Programa “Nossa Família Guarapuava” trabalha o planejamento familiar no município. Conforme a Secom, a partir deste programa, implantado há três anos, houve diminuição nos índices de gravidez na adolescência, gravidez indesejada e mortalidade infantil.
Entre os métodos contraceptivos disponíveis para as guarapuavanas estão os de longa duração como dispositivo intrauterino (DIU) de Cobre e os Hormonais, além do Implante. Ademais, também tem pílulas modernas e seguras, com alto percentual de eficácia para as mulheres que se enquadram nos critérios.
MAMÃE GUARÁ
Por fim, o Centro também conta com o programa materno e infantil “Mamãe Guará”, que monitora as gestantes e crianças e faz visitas diárias nas maternidades, melhorando os indicadores. Criado em 2013, O ‘Mamãe Guará’ busca diminuir a taxa de mortalidade infantil no município.
Os indicadores de Guarapuava estava acima dos parâmetros estabelecidos como ideais pelo Ministério da Saúde. Mas, em nove anos, o município conseguiu reduzir em 60% a taxa de mortalidade infantil. Esse índice diz respeito ao número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida.
Leia outras notícias no Portal RSN.