Duas montanhas-russas estabeleceram recordes impressionantes de extensão e foram registradas no Guinness Book, o livro dos recordes. A ‘Steel Dragon 2000’ e a ‘The Beast’. As duas possuem diferenças nas composições dos trilhos, mas ambas ultrapassam a marca de 2 quilômetros de comprimento.
A ‘Steel Dragon 2000’, fica no Nagashima Spa Land, no Japão e detém o título de montanha-russa mais longa do mundo, com incríveis 2,48 km’s de trilhos de aço. Já em Ohio, nos Estados Unidos, no Paramount’s Kings Island fica a ‘The Beast’. Ela é líder na categoria tradicional de madeira, com 2,2 km’s. Além da velocidade e aceleração, o diferencial dessas montanhas-russas é que elas são projetadas para estimular o sistema sensorial, principalmente visual, auditivo e equilíbrio, conforme explicado por Euclides Chuma, membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).
Uma montanha-russa com muitos loops, grandes subidas e descidas e giros provoca efeitos biomecânicos nas pessoas, como o deslocamento do sangue da cabeça para as extremidades, reduzindo a oxigenação no cérebro e temporariamente diminuindo a capacidade cognitiva.
CARACTERÍSTICAS
A Steel Dragon 2000 começa com uma queda de mais de 90 metros de altura, seguida por várias subidas e descidas emocionantes. O nome da atração deriva da astrologia chinesa e dos calendários do zodíaco, nos quais o ano 2000 representa o dragão, de acordo com a administração do parque. Ela tem 97 metros de altura e a queda máxima é de 93,5 metros. A velocidade máxima do ‘brinquedo’ pode chegar a 152,9 km/h.
Já o percurso completo da montanha-russa de madeira ‘The Beast’ tem duração de 3 minutos e 40 segundos. A primeira queda do percurso é uma das mais íngremes. Com quase 42 metros, a inclinação recentemente passou de 45 para 53 graus. A atração possui um túnel subterrâneo que se estende por 38,1 metros e um segundo túnel em formato de redemoinho a 540º no trecho final. Ela tem 34 metros de altura e a velocidade máxima pode chegar a 104,25 km/h.
E aí, você teria coragem de ir em alguma delas?
(*Com informações Portal G1)