Uma pesquisa do Procon de Guarapuava registrou variação de 206,68% no preço do quilo da Maçã Fuji. Além desse item, o órgão analisou o valor de outros produtos relacionados à Festa Junina. Ao todo, o Procon avaliou os preços de 50 itens em seis estabelecimentos localizados em diferentes partes da cidade.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a ação é fundamental para evitar a prática de preços abusivos. Além disso, busca fornecer aos consumidores informações relevantes sobre os preços praticados nos produtos típicos da Festa Junina. Permitindo assim, que eles possam fazer escolhas conscientes e economizar nas compras.
Durante a pesquisa, o produto que apresentou menor variação de preços foi a Canela em Pó, com apenas 1,65% de oscilação entre os estabelecimentos pesquisados. De acordo com Luana Esteche, coordenadora do Procon de Guarapuava, a pesquisa auxilia os consumidores terem uma visão geral dos preços praticados nos produtos de festa junina.
Além disso, ela reforça a importância da pesquisa de preços como uma prática fundamental para o consumidor, ajudando a evitar gastos desnecessários e garantindo o melhor aproveitamento do orçamento familiar.
Leia outras notícias no Portal RSN.