A Sanepar e a Secretaria Municipal da Família e de Desenvolvimento Social de Turvo estão com as inscrições abertas para uma nova turma de capacitação para a produção de sabão ecológico. A oficina gratuita ocorre no próximo dia 28 de junho no Núcleo Arvoredo, no Salão Comunitário da Igreja Católica, a partir das 13h30.
Para se inscrever, basta ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no Centro de Desenvolvimento Profissional de Turvo. Há 30 vagas para a comunidade. A oficina de sabão ecológico faz parte do trabalho educativo da Sanepar em paralelo às obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário, que ocorrem em Turvo.
Conforme a gestora da Sanepar, Luciana Garcia, que coordena o trabalho com a comunidade, a ação visa reduzir o óleo de cozinha usado que vai para a rede coletora de esgoto. Além disso, também busca evitar que esse material vá irregularmente para o meio ambiente. Dessa maneira, preserva-se o solo e a água, além de gerar economia e renda para as famílias.
Na oficina, além da perspectiva ambiental, fazemos uma sensibilização na perspectiva de saúde, sobre a importância da redução do consumo de óleo. Bem como na perspectiva operacional para a nossa rede, evitando entupimentos e refluxos de esgoto.
Ademais, após essa abordagem, é feita a prática para a produção de sabão ecológico. Conforme as informações, a empresa fornece um manual com várias receitas de sabão e todos os materiais necessários aos participantes.
PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira oficina de produção de sabão ecológico em Turvo ocorreu no dia 12 de junho no Jardim Filadélfia, com a participação de 12 mulheres. A parte prática da oficina ficou por conta de um morador de Turvo, o aposentado Damião Gaspar. Damião trabalha com a produção de sabão ecológico há mais de 30 anos. Assim, já testou e desenvolveu inúmeras receitas, sempre com foco na reciclagem do óleo de cozinha usado.
Leia outras notícias no Portal RSN.