O Procon de Guarapuava fiscalizou 13 postos de combustíveis no município entre os dias 21 e 23 de junho. A ação, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) e a Receita Estadual, busca garantir a qualidade dos produtos comercializados. Além disso, fiscaliza a conformidade das documentações e a segurança dos consumidores.
Durante a operação, os fiscais do Procon verificaram diversos aspectos relacionados aos estabelecimentos. Dessa forma, analisaram a qualidade do combustível, o volume de vazão das bombas e a validade dos produtos das lojas de conveniência.
Além disso, também verificaram a documentação necessária para o funcionamento regular dos postos, como alvará, termo do corpo de bombeiros e certificado de coleta e reciclagem de óleo. Os resultados da ação mostraram que todos os estabelecimentos estavam regulares em relação à documentação exigida. Bem como em relação à vazão do combustível nos bicos das bombas.
No entanto, os fiscais encontraram produtos com prazo de validade expirado nas lojas de conveniência dos postos fiscalizados, e os retiraram das prateleiras. Conforme Luana Esteche, coordenadora do Procon “é fundamental que os estabelecimentos cumpram todas as exigências legais e mantenham os produtos dentro do prazo de validade.
Ademais, ela ressaltou a necessidade de fiscalizações periódicas para evitar práticas abusivas e assegurar a transparência nas relações de consumo. Diante dos resultados encontrados, o Procon de Guarapuava reforça a importância de os consumidores ficarem atentos à validade dos produtos adquiridos.
Em caso de qualquer irregularidade, os consumidores devem fazer denúncias aos órgãos competentes, contribuindo assim para a manutenção de um ambiente seguro e confiável para todos.
Leia outras notícias no Portal RSN.