A ordenação de um novo padre é sempre um momento de graças para a Igreja. A cerimônia de Ordenação Presbiteral do diácono Matheus Kurta, ocorreu no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso, nessa manhã (8), às 9 horas. O bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, foi o ordenante. Amanhã (9), ocorre a primeira missa do sacerdote.
Matheus Kurta nasceu no dia 3 de julho 1997, em Guarapuava. É o segundo filho do casal José Carlos Kurta (in memoriam) e Janete Alves de Paula Kurta. Além disso, irmão de Carlos Leonardo Kurta e Gabriel Kurta. Recebeu o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira e cursou o ensino médio no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, ambos em Guarapuava.
Assim, batizado e Crismado na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, fez sua catequese em preparação à Primeira Comunhão na Paróquia Santos Anjos, comunidade onde foi auxiliar de catequista. Desse modo, na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida participou do grupo de jovens e ajudava a comunidade no serviço à liturgia e demais necessidades.
HISTÓRIA
Finalizado o colegial, em 2014, deu os primeiros passos em discernimento vocacional ingressando em 2015 no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, para cursar o Propedêutico. Em Seguida, de 2016 a 2018, fez a etapa do Discipulado no Seminário de Filosofia Bom Pastor, em Francisco Beltrão, onde estudou a Filosofia no Instituto Sapientia de Filosofia.
Entre 2019 e 2022, vivenciou a etapa da configuração no Seminário Maior Nossa Senhora de Belém, em Curitiba, e cursou a Teologia no Studium Theologicum afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. Assim, desenvolveu as atividades pastorais junto à Paróquia Santo Antônio Maria Claret, também em Curitiba.
No dia 11 de fevereiro de 2023, foi ordenado diácono na Catedral Nossa Senhora de Belém e logo em seguida assumiu a função de vice-reitor. Por fim, reitor do Seminário Menor, em Guarapuava, função que continuará a exercer após ordenação sacerdotal.
Leia outras notícias no Portal RSN.