Você sabia que 220 municípios do Paraná têm atividade turística registrada no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (MTur)? Ao todo o estado tem 399 municípios. Segundo a Secretaria de Turismo do Paraná (Setu), o segmento de Negócios e Eventos é o carro chefe, seguido por Sol e Praia.
As atividades que mais geram turismo no Paraná são:
- Turismo de Negócios e Eventos;
- Turismo de Sol e Praia;
- Turismo Náutico e de Pesca;
- Ecoturismo e Turismo de Aventura;
- Turismo Rural;
- Turismo Religioso;
- Turismo Cultural;
- Turismo Gastronômico;
- Turismo Sobre Rodas (cicloturismo, mototurismo, caravanismo).
Atualmente, o Paraná é a quarta maior economia do Brasil. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2021, o estado aparece na 6ª posição entre os mais procurados do país para turismo doméstico.
REGIÕES TURÍSTICAS
O mapa do Paraná conta com 19 Regiões turística reconhecidas pelo MTur. A divisão considera o perfil de exploração turística de cada pedaço do estado. Com esta categorização, fica mais fácil, por exemplo, de o Paraná ser apresentado aos turistas, permitindo a escolha dos destinos conforme o interesse em determinado segmento.
As regiões turísticas são:
- Campos Gerais;
- Cataratas do Iguaçu e caminhos ao lago de Itaipu;
- Ecoaventuras, história e sabores;
- Entre matas, morros e rios;
- Lagos e colinas;
- Litoral do Paraná;
- Norte do Paraná;
- Norte Pioneiro;
- Riquezas do Oeste;
- Rotas do pinhão;
- Sul do Paraná:
- Terra dos pinheirais;
- Vale do Ivaí;
- Vales do Iguaçu;
- Cinturão verde;
- Águas do Arenito Caiuá;
- Encontro de águas e biomas;
- Caminho das águas;
- Encanto dos ipês.
PROGRAMAS
A Secretaria de Turismo, que voltou a ter esse status de governo em 2023, está em fase de estruturação de projetos para potencializar o setor no estado. Desse modo, no primeiro semestre do ano, a pasta dedicou esforços para equipar a própria secretaria. Contratou mão de obra capacitada e apresentou os primeiros projetos, que devem estimular práticas turísticas nos próximos anos.
Entre as propostas apresentadas estão os programas:
- Paraná+Viagem;
- Paraná+Eventos;
- Paraná+Sinalizado;
- Paraná Turismo+Seguro;
- Paraná Turismo+Infra.
Todos estão em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Segundo o governo, as propostas buscam ampliar a participação dos 399 municípios no turismo de eventos. Bem como, modernizar a infraestrutura e vigilância dos espaços públicos e viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turísticos. As propostas não têm data para serem apreciadas em plenário pelos parlamentares.
(*Com informações Portal G1)