O pioneiro Ozorio Batista Freitas do Grupo Escoteiro Guara Puava vai participar do ‘Jamboree Mundial’ na Coreia do Sul entre os dias 1º e 12 de agosto. O evento é o maior acampamento do Movimento Escoteiro do mundo e ocorre a cada quatro anos em um país diferente.
A previsão é que haja mais de 45 mil participantes, dos 206 países onde o escotismo é praticado. Do Brasil, irão 1.047 representantes, dos quais 215 são paranaenses, grupo em que Ozorio se encaixa. Durante o ‘Jamboree Mundial’ os jovens vão participar de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo.
Desse modo, eles vão cozinhar, montar o próprio acampamento, fazer atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras, orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
ROTEIRO
Conforme a divulgação, o roteiro vai ter escala em Addis Abada – Etiópia África, seguido de turismo e intercâmbio com cinco dias em Hong Kong, Macau, e Coreia do Sul – SaeManGeum.
O tema deste acampamento é Draw your dream!, em português: ‘Desenhe seu sonho!’. “Construam seus sonhos semeando muita esperança, fraternidade, amizade e paz, para que juntos dos novos irmãos escoteiros que conhecerão durante o Jamboree vocês sejam contemplados por uma grande corrente de alegria e amor sem precedentes”.
ENCONTRO COM O GOVERNADOR
Nessa semana o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu, parte dos escoteiros que vão representar o Paraná no Jamboree. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), É tradição, pelo menos desde os anos 1980, que os escoteiros paranaenses que participam do Jamboree peçam uma ‘autorização’ ao governador antes de embarcar.
Ficamos felizes em saber que o Paraná tem esse volume de jovens participando e que poderão levar esses conhecimentos para a vida. Desejo uma boa viagem, que aproveitem os dias que estarão lá para aprender e ter uma boa experiência representando o nosso Estado.
Leia outras notícias no Portal RSN.