Em pouco mais de um ano, mais de 600 pessoas receberam atendimento de graça no Ambulatório do Departamento de Medicina da Unicentro. As consultas e os acompanhamentos, em diversas áreas, ocorrem no Centro de Simulação, que fica no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava.
A iniciativa surgiu como forma de unir a necessidade dos acadêmicos de praticar o conteúdo aprendido em sala de aula e o caráter extensionista da universidade, ampliando os serviços para a comunidade. Os agendamentos ocorrem nas Unidades Básica de Saúde (UBSs), a porta de entrada para o sistema público de saúde.
Entre as especialidades atendidas há cardiologia, dermatologia, pediatria, neuropediatria, neurologia, ginecologia, gastroenterologia, reumatologia, ortopedia, urologia, psiquiatria e hepatites. Assim como cirurgia geral, pediátria, vascular e de cabeça e pescoço.
Conforme o chefe do Departamento de Medicina, professor David Livingstone Alves Figueiredo, os acadêmicos de Medicina da Unicentro fazem os atendimentos. “Eles atendem com supervisão docente, então é um aprendizado de qualidade, não é aquele volume de serviço, correria, mas é um ambulatório acadêmico”.
Inicialmente, o serviço destinava-se apenas aos membros da comunidade universitária e, logo em seguida, se tornou uma unidade cadastrada pela prefeitura de Guarapuava. Nos próximos meses, a expectativa é crescer ainda mais. “A proposta é a gente dar atendimento a toda a 5ª Regional de Saúde, com volume maior, especialmente quando a clínica nova for inaugurada [no bairro] Cidade dos Lagos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.