*Reportagem com vídeo
Amanhã (13), é Dia dos Pais e com a chegada da data, o Procon de Guarapuava traz algumas orientações aos consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados para fazer uma compra segura. Segundo a diretora do órgão, Luana Esteche, a ação ocorre devido ao aumento do consumo no comércio do município em datas comemorativas.
Muitos golpes e tentativas de exploração do consumidor são feitas nessa época. Conforme Luana, a pesquisa de preço aliada aos cuidados apresentados pelo órgão de defesa do consumidor, auxiliam a evitar transtornos na hora das compras.
Essas orientações são importantes para que o consumidor se programe antes de realizar a compra e para que ele evite dores de cabeça depois. Como, por exemplo, cair em um golpe quando for comprar num site e acabar não recebendo o produto, para que ele também tenha ciência das possibilidades que o Código de Defesa do Consumidor traz em relação às possibilidades de troca. É uma forma de conscientizar esse consumidor sobre os direitos que ele tem, não só por ocasião do dia dos pais, mas aproveitando para trazer essa conscientização em qualquer compra que ele venha realizar.
Confira as dicas:
1) Produtos eletroeletrônicos
Ao adquirir eletroeletrônicos solicite, quando possível, o teste do aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. O produto deve vir acompanhado de manual de instrução em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. Vale lembrar que no comércio eletrônico, o consumidor tem direito de desistir da contratação no prazo de até sete dias, na assinatura do contrato ou entrega do produto.
2) Promoções e liquidações
Produtos em promoção ou liquidação possuem as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor. Já a garantia estendida pode ser ofertada ao consumidor, mas o mesmo não é obrigado a aceitar. A oferta dos preços também deve ser conferida com cuidado. O lojista deve cumprir a oferta, no caso da divulgação, e lembrando que se o produto tiver dois preços, o que vale é o menor.
3) Golpes e formas de pagamento
Deve-se ficar atento quando a única forma de pagamento for Pix ou transferência bancária para pessoa física. Também deve-se desconfiar de produtos vendidos com valor fora da média do mercado.
4) Desistência e trocas
Compras feitas em lojas físicas não exigem a possibilidade de desistência da compra ou o prazo de arrependimento de 7 dias. O Código de Defesa do Consumidor também prevê que não existe a possibilidade de troca do produto por motivo de cor, tamanho ou gosto. Se a troca for por um defeito de fabricação, o consumidor deverá encaminhar o produto para a assistência técnica. O direito à troca só é garantido se o produto permanecer na assistência técnica por mais de 30 dias ou se o mesmo não tiver conserto.
5) Nota Fiscal
Exija sempre a nota fiscal, é por meio desse documento que poderá ser comprovado qual o valor e quando o produto foi adquirido. Também é através da nota fiscal que o consumidor pode exigir a substituição do produto, caso este venha apresentar algum defeito.