Quem acompanha as sessões semanais da Câmara de Vereadores de Guarapuava vai se deparar com uma novidade. Na sessão desta segunda (21), um novo sistema de votação entra em teste. Trata-se da votação eletrônica que pretende dar mais agilidade no processo legislativo. De acordo com o presidente, Pedro Moraes, esta é a primeira de uma série de mudanças que promete deixar os procedimentos legislativos 100% digitais.
“Queremos agilizar os processos e facilitar a vida de quem deseja acompanhar o cotidiano dessa casa. Com os votos e demais informações em painel eletrônico todos têm acesso mais fácil à informação. Essa é uma novidade muito legal. É uma inovação que faz a Câmara de Guarapuava funcionar com tecnologia semelhante ao legislativo estadual e federal”.
Por se tratar do primeiro teste prático do novo sistema, optou-se por fazer ordem do dia com menos matérias. A ideia, no entanto, é que até o final do ano toda a tramitação ocorra eletronicamente. A medida, conforme Pedro, vai reduzir a quantidade de papel utilizando e com menor geração de resíduos. O texto do decreto 92/2023 prevê o protocolo e trâmite das proposições de autoria do Executivo e dos Vereadores de modo exclusivamente digital. São projetos de lei, decretos-legislativos, resoluções e requerimentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.