Em um país onde o hip hop foi visto com desconfiança e marginalizado durante muito tempo, um jovem de apenas 15 anos decidiu conhecer mais a fundo a cena. Jean Lucas, o JL MC, é hoje uma das vozes apaixonadas pelo rap em Guarapuava. Há cinco anos no “corre”, ele participa de batalhas de rima.
O início da jornada teve o apoio de outros nomes locais, incluindo Gordão MC e Crazy, no que se tornou conhecido como o movimento da “Batalha do Coliseu” organizado no Parque das Crianças.
Hoje faço parte do time da Batalha do Lago, sou organizador da batalha do TN junto com o Mozart MC. Acredito que o movimento do rap tem crescido cada vez mais aqui na cidade. Fico feliz em ver MC’s novos aparecendo nas batalhas, mostrando seu talento, mostrando que isso realmente salva a vida das pessoas.
O jovem enfatiza a importância de lutar pela expansão da consciência sobre o rap como uma forma de arte que apoia e muda a vida das pessoas. Para JL MC e muitos outros envolvidos no cenário, a música é uma paixão que vai além do palco. “Tenho o sonho de mudar a vida da família, mudar a própria vida, de poder comprar tudo aquilo que não tinha. É por isso que a gente está nesse corre do hip hop”.
Além disso, expressa a gratidão ao organizador da Batalha do Lago, Sheik, pelo apoio ao movimento. “Ele é uma pessoa que sempre esteve no corre por nós, trazendo o pessoal de fora e bancando viagens para fazer o movimento crescer”. O artista foi o selecionado para participar da Sauce, no dia 07 de outubro.
JL terá a oportunidade de batalhar com grandes nomes da cena brasileira. “Eu estou muito feliz, muito empolgado. Vai ter vários MC’s de fora e nomes pesados. Acredito que merecido, fruto do meu esforço”.
Leia outras notícias no Portal RSN.