22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Saúde emite carteira de identificação para portadores de fibromialgia

A emissão é gratuita e o documento garante atendimento preferencial nos serviços públicos e privados para estes pacientes em Guarapuava

Saúde emite carteira para portadores de fibromialgia (Imagem ilustrativa: Reprodução/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarapuava emite gratuitamente a carteira de identificação para portadores de fibromialgia no município. Dessa forma, o documento assegura o atendimento preferencial nos serviços públicos e privados em Guarapuava.

A preferência está prevista no decreto nº 10571/2023, que regulamenta a Lei Municipal n° 3037/2020. Conforme a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, a fibromialgia causa “dor, fadiga e uma série de outros sintomas debilitantes”.

É nosso dever como gestores de saúde proporcionar o suporte necessário para melhorar qualidade de vida [dos portadores da doença]. Uma das formas de fazer isso, é através da criação de um fluxograma eficiente para obtenção da Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia.

Para emitir o cartão de pessoa portadora da doença, o interessado deve seguir um passo a passo:

  1. Acessar o Portal de Autoatendimento da Prefeitura;
  2. Clicar na aba ‘Emissão de protocolo’;
  3. Selecionar o assunto ‘Cidadão’;
  4. E o subassunto ‘Cartão Pessoa Portadora de Fibromialgia’;
  5. Preencher todos os campos correspondentes às solicitações e acompanhar a emissão por meio do número do protocolo gerado.

Por fim, a retirada ocorre na Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, no departamento DGTES (2º andar), que fica na rua Vicente Machado, 1895, Centro. Em caso de dúvidas, dificuldades ou problemas ao solicitar, basta entrar em contato pelo número (42) 3142-1507.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.