O Hospital dos Olhos em Guarapuava está prestes a inaugurar um novo capítulo na trajetória de serviços de saúde ocular, anunciando a abertura de uma residência médica em oftalmologia. Os médicos Danilo Micheletto e Saulo Marcel Diaz Henriquez explicam os detalhes e a importância desse novo marco para o município. Este é um processo no qual os profissionais se especializam na área específica da oftalmologia após a conclusão da graduação.
A oportunidade é destinada a graduados ou aqueles que estão nos estágios finais de formação, oferecendo duas vagas iniciais a cada ano. Conforme Danilo, o intuito é ter um centro de referência não apenas em oftalmologia, mas também no campo do ensino. “Queremos que, quando se fale de Guarapuava, se associe à excelência na oftalmologia. Essa iniciativa busca inovar, assim como a vinda das faculdades de medicina para cá, tornando Guarapuava um polo de formação de especialistas na área”.
A ideia de oferecer essa residência nasceu do amor e dedicação à área, além da percepção de que essa é a oportunidade para quem deseja se especializar qualitativamente. “Assim como fomos alunos um dia, sentimos a necessidade de alguém nos ensinar. Eu tenho um carinho especial por esta área e desejo passar adiante o que aprendi”.
COMO FUNCIONARÁ?
A residência em oftalmologia terá a duração de três anos, permitindo que os médicos residentes transitem por diversas áreas da especialidade, incluindo oftalmopediatria, cirurgia plástica ocular, cirurgia de catarata, entre outras. Aos poucos, a complexidade e a responsabilidade dos procedimentos aumentam ao longo do programa.
Os médicos destacaram a importância dessa residência para Guarapuava, trazendo não apenas benefícios para os pacientes, mas também elevando a excelência dos serviços oftalmológicos na região. Além disso, a instituição privada salienta que isso resultará em vantagens para pacientes com assistência particular.
Todo o processo de seleção e os documentos necessários estão disponíveis no site do hospital. A iniciativa busca fortalecer o compromisso com a comunidade. Conforme Saulo, é preciso estar em constante estudo. “Pensamos na técnica que será ensinada, estamos dispostos a nos dedicar e oferecer o melhor aos residentes e à população em geral”.
Confira o edital no site.
Leia outras notícias no Portal RSN.