22/08/2023


Cotidiano Saúde

Maiores de 18 anos podem tomar dose bivalente em Guarapuava

A 1ª dose é para o público maior de 18 anos, enquanto a 2ª dose é para grupos prioritários. A aplicação do novo lote começou hoje (24)

vacinação da dose bivalente da covid-19 (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Uma nova remessa de vacinas chegou a Guarapuava e agora os maiores de 18 anos já podem tomar a dose bivalente contra a covid-19. A aplicação começou nesta quarta (24), depois que a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS) recebeu ontem (23), uma lote com 300 doses.

De acordo com a chefe da Divisão Epidemiológica de Guarapuava, Ana Beatriz Dellê, a disponibilização da vacina será de forma centralizada no Centro Municipal de Vacinação.

Recebemos um quantitativo baixo de doses. Então, essas vacinas agora elas vão ser, provisoriamente, centralizadas nas unidades básicas com horário estendido e no Centro Municipal de Imunização. Pois, entendemos que, com a flexibilidade de horário teremos maior procura nesses locais. Esperamos que as pessoas dos grupos prioritários compareçam até os locais para receber a vacina.

Além disso, o público poderá receber o imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs’s) que funcionam com horário estendido até 21h, são elas: Planalto, Morro Alto, Xarquinho II, Vila Carli, Vila Bela e Bonsucesso. No momento, não há previsão de chegada de novas remessas da vacina bivalente contra a covid-19 para Guarapuava.

Para se vacinar, a pessoa deve levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. A primeira dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19, está disponível para maiores de 18 anos. Já a segunda dose de reforço do imunizante está disponível para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, e imunocomprometidos acima de 12 anos. Nos dois grupos, o paciente tem que ter recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo