22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

Assistente virtual ‘Sara’ retoma atendimento nesta sexta (28)

Plataforma já somou 5.369 atendimentos de janeiro a maio deste ano e permite a avaliação rápida e segura de pacientes, sem sair de casa

Sara atende pacientes (Foto: Reprodução/Pexels)

Depois de permanecer em manutenção cadastral, a assistente virtual Sara retoma o atendimento nesta sexta (28). De janeiro a maio deste ano, a plataforma já somou 5.369 atendimentos. A assistente virtual oferece atendimento às pessoas que apresentam casos leves a moderados. Até agora, todos os atendimentos são considerados leves ou moderados.

Lançada especialmente para os casos de covid-19, a Sara teve o atendimento ampliado para outras situações. Dessa forma, a assistente virtual ‘alivia’ o Sistema Municipal de Saúde em Guarapuava, pois as Unidades de Pronto Atendimento (Upa’s) Batel e as Unidades de Urgência e Emergência Trianon e Primavera conseguem dar prioridade aos casos mais graves. De acordo com a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni, a tecnologia colabora para o atendimento mais agilizado, evitando filas de espera.

Temos utilizado a tecnologia em prol dos guarapuavanos. Isso é inovador, e temos que pensar que isso é um processo de construção de um novo modelo de atenção à saúde integral aos nossos usuários. Atualmente, a gente já tem acesso à teleconsulta não só para as síndromes gripais e aos casos de covid-19, mas a toda e qualquer patologia que a pessoa necessite de uma consulta, ela tem acesso por meio do Sara. Temos investido em tecnologia para aprimorar o serviço de saúde ofertado à população.

FUNCIONAMENTO

A plataforma permite que os pacientes com sintomas leves façam uma avaliação inicial de forma rápida e segura, sem a necessidade de sair de casa. Ao acessar o aplicativo Fala Saúde, os pacientes podem acionar o botão “Fale com a SARA” e fazer a triagem digital. Além disso, é possível acessar o chat por meio do site da Prefeitura de Guarapuava, clicando no botão “Assistente SARA” no canto superior direito da tela, ou por meio do link aqui.

Com base nos sintomas relatados, a assistente virtual classifica o risco do paciente. Em seguida, uma equipe de enfermeiros entra em contato via WhatsApp para conduzir a consulta até o médico, caso haja necessidade, ou dar demais orientações.

Como a página da ‘Sara’ passa por atualização cadastral no sistema e desde segunda (24) retoma na sexta (28), os pacientes que precisarem de atendimento podem entrar em contato com o Call Center, pelo telefone 0800 642 0019.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.