O Hospital São Vicente (HSV) vai executar um procedimento inovador de palatectomia parcial. O paciente tem um sarcoma de palato, um tipo de tumor raro que atinge partes moles, neste caso, o palato (céu da boca). A inovação conta com a parceria do Cilla Tech Park (CTP).
Os diferenciais da palatectomia parcial incluem a redução da área afetada, permitindo uma ressecção menor e resultando em um processo de recuperação mais rápido e eficaz para o paciente. Além disso, com menos tecido removido, a reabilitação será mais simples e menos dolorosa, o que melhora na qualidade de vida pós-operatória.
De acordo com o HSV, o CTP está equipado com a tecnologia necessária para replicar exatamente o modelo do crânio do paciente, incluindo a localização exata da doença e as estruturas adjacentes. Inclusive, a tomografia do paciente é replicada fielmente, permitindo uma preparação cirúrgica precisa e segura.
Utilizando a tecnologia, a equipe médica será capaz de planejar e executar a cirurgia com precisão. O hospital planeja que os futuros procedimentos de face utilizem esta tecnologia inovadora sempre que possível. A adoção dessa técnica permitirá um estudo mais detalhado de cada caso e a demonstração clara do procedimento para os pacientes. Facilitando assim, a tomada de decisão e esclarecendo o grau de complexidade de cada cirurgia.
O procedimento não tem custo para o paciente, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar desta inovação. A cirurgia está marcada para o dia 11 de julho, na unidade Cidade dos Lagos. Porém, antes disso, o paciente passará por uma última consulta, em que será utilizado o modelo em três dimensões para explicar o procedimento.
Leia outras notícias no Portal RSN.