O mês de julho reforça a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, com a campanha Julho Verde. Em Guarapuava, o mutirão vai ocorrer nos próximos fins de semana para oferecer triagem e orientação à população. Isso porque, a cada ano do triênio de 2023-2025 são esperados aproximadamente 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço. No Brasil, este é o quinto tipo de câncer mais comum.
De acordo com as informações, quando o paciente procura por atendimento médico assim que os principais sinais aparecem, o diagnóstico precoce é melhor, pois diminui a mortalidade. Por isso, o projeto vai promover ações de conscientização com a população para alertar sobre sinais e sintomas, bem como orientações sobre a prevenção.
Os mutirões vão ocorrer nos dias 13 e 20 em frente a Loja Pernambucanas no Centro (na rua XV de Novembro). Já nos dias 14 e 21 de julho, as ações serão no Shopping Cidade dos Lagos. Os acadêmicos vão alertar a população, fazendo a triagem de boca e tireoide com busca ativa de alterações. Além disso, o mutirão terá aferição de pressão e exames de pele. A equipe encaminha os pacientes que tiverem suspeita de diagnóstico para a atenção secundária.
A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC), Prefeitura Municipal de Guarapuava e Centro Universitário Campo Real. O câncer de cabeça e pescoço abrange os tumores que podem se formar pela cavidade oral, glândulas salivares, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, laringe, tireoide e esôfago, conforme a classificação do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Leia outras notícias no Portal RSN.