O Dia dos Pais está chegando e quem mora em Guarapuava já sabe quanto quer gastar com presentes nesta data. É o que aponta uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em colaboração com o grupo Datacenso. A pesquisa ouviu 66 consumidores e revelou o perfil e as expectativas de compra dos paranaenses para o Dia dos Pais.
Em Guarapuava de acordo com dados da pesquisa, 78% dos consumidores pretendem comemorar a data com um almoço em casa. Já 14% escolheram almoçar ou jantar em restaurantes. Para as escolhas dos presentes, 37% priorizam as necessidades ou desejos dos pais. Enquanto outros, 39% focam no estilo de vida e 31% levam em consideração os interesses e hobbies dos pais.
Para além disso, a pesquisa mostrou também que 53% dos guarapuavanos preferem comprar em lojas físicas de rua, enquanto outros 10% optam por lojas de shopping. As compras on-line atraem 18% do público consumidor de Guarapuava. E no que diz respeito ao momento da compra, 55% dos guarapuavanos optam por comprar antecipadamente, enquanto outros 45% deixam para a última hora.
Por fim, no momento de escolher uma loja, os consumidores guarapuavanos levam em consideração que o atendimento ao cliente é o fator mais importante na escolha (51%). Em seguida, estão os preços competitivos (41% ) e a qualidade dos produtos (39%).
PARANÁ
A pesquisa, entrevistou 600 consumidores em várias Regiões do Estado, e revelou que no geral o valor médio destinado aos presentes é de R$ 208,17, com pequenas variações regionais. Segundo o estudo, de modo geral a internet é o principal meio utilizado para pesquisar e comparar preços de produtos antes da compra. Contudo, muitos moradores de cidades como Guarapuava, Londrina e Ponta Grossa, levando em consideração o público mais velho, ainda preferem visitar as lojas pessoalmente.
Quando se trata do momento da compra de presentes, mais da metade dos consumidores paranaenses prefere comprar com antecedência. A pesquisa mostrou que a internet lidera nos espaços para a compra de presentes, com 39% das preferências, um índice que vem crescendo a cada ano. As lojas físicas de rua são a segunda opção mais popular, embora as preferências possam variar conforme o perfil dos consumidores e a Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.