O comitê da campanha do candidato a prefeito Dr. Antenor (PT) foi alvo de busca e apreensão de materiais de propaganda nesta sexta (13). Determinada pela juíza da 43ª Zona Eleitoral, Carmen Mondin, a ação acatou solicitação feita pela coligação do candidato à reeleição Celso Góes (CD). A causa, conforme a Representação, é a utilização do mosaico de cores na campanha do Dr. Antenor, que reproduz as cores do Governo Federal.
Conforme a coordenação, o setor jurídico da campanha já está trabalhando na defesa da medida. Da acordo com o advogado Luiz Eduardo Peccinin, o pedido infundado e sem respaldo na realidade. A ação alega que toda a campanha estaria irregular, com a seleção de algumas peças. “O candidato Celso Goes está desesperado com a popularidade e o crescimento do Antenor e, principalmente, com a eminência de derrota do grupo dele no dia 6 de outubro”.
Diante disso, a equipe jurídica informou que já está trabalhando nos recursos competentes e na defesa cabível para provar, no devido tempo, que a campanha está completamente regular, de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
“É curioso ver alguém que tem toda a máquina pública da Prefeitura na mão e diversos problemas a serem resolvidos no município esteja preocupado com a paleta de cores da campanha do adversário. O candidato não mostra somente medo, mas subestima a inteligência dos eleitores guarapuavanos, que sabem muito bem a diferença entre governo federal e a campanha de Doutor Antenor”.
Além disso, conforme o coordenador geral da campanha, João Nieckars, a ação ocorre em um momento em que a campanha do Dr. Antenor ganha força nas ruas da cidade. “Se achavam que iam derrubar a nossa campanha, estão muito enganados. O povo de Guarapuava espera há muito tempo por isso, e o Dr. Antenor representa o desejo do povo por uma nova gestão. Essa tentativa de nos calar só nos dá ainda mais força e energia para seguir nas ruas e vencer as eleições”.
CAMPANHA CONTINUA
De acordo com ele, a campanha segue normalmente. Isso porque a equipe já tinha a informação de que poderia haver uma ação nesse sentido e estava preparada para possíveis alterações. “Já tínhamos inclusive a cópia da inicial vazada pelo próprio grupo que entrou com a ação, estávamos preparados para agir tanto jurídica quanto comunicativamente e na mobilização do nosso time”.
Já Guilherme Daldin, marqueteiro da campanha, argumentou que a medida judicial tenta ocultar o apoio que Dr. Antenor tem do presidente Lula. “Nossa campanha é colorida, plural e alegre, enquanto o outro lado recorre à censura e fake news. Como disse Caetano Veloso, ‘as forças estéticas têm capacidade de enfrentar a brutalidade, a intolerância e a injustiça’. Guarapuava não tem dono”.
Conforme ainda o marqueteiro, a ação é fruto do posicionamento do adversário que, politicamente, não tem força de apoio nem do governo estadual, nem do federal e muita fragilidade administrativa. “A única forma desse adversário tentar algum crescimento é nos atacar, mas isso faz parte da velha política, e Guarapuava está gritando que quer mudança e a mudança é o Dr. Antenor”.
AS CORES DO BRASIL
A nova marca do Governo Federal é vibrante, colorida e diversa como o Brasil. A bandeira brasileira inspirou as cores, unidas ao vermelho e preto para representar a diversidade. Na peça gráfica, ‘Brasil’ está em destaque e as formas geométricas, linhas e interseções que compõem as letras remetem ao conceito da nova gestão: ‘União e Reconstrução’.
A tipografia é composta pelo uso estilizado de elementos da bandeira nacional, como o triângulo apontando para cima e o círculo azul central. O Manual integra a aplicação de versões em gradiente, monocromáticas e sobrepostas em fundos coloridos específicos, que alteram o uso da marca.
Leia outras notícias no Portal RSN.