O déficit habitacional em Guarapuava ultrapassa três mil famílias, conforme os dados da Secretaria Municipal de Habitação. Por isso, os candidatos a prefeito de Guarapuava Dr. Antenor, Celso Góes, Denilson Baitala e Samuel Ribas preveem programas de casas populares. A regularização fundiária é outro denominador comum nas propostas dos ‘prefeituráveis’. Confira abaixo.
ANTENOR GOMES DE LIMA (PT)
O candidato a prefeito de Guarapuava, Dr. Antenor anunciou a proposta de construção de três mil novas moradias populares em Guarapuava. Trata-se de uma parceria com o Governo Federal, pelo programa Minha Casa Minha Vida. Além do foco em moradias populares, o candidato propõe um conjunto de ações mais amplas na área de habitação. Isso inclui a regularização fundiária, reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco e o programa ‘Meu Lar’. Essa proposta, conforme o candidato, vai oferecer lotes urbanizados para que os moradores possam construir as casas com suporte técnico da prefeitura.
Dr. Antenor destaca ainda que a proposta de moradia vai além da construção de casas. Mas abrange também odesenvolvimento sustentável e a integração das famílias à infraestrutura urbana.
Acesse aqui a proposta para moradia
CELSO FERNANDO GÓES (CD)
Habitação rural e o programa de regularização fundiária rural em parceria com a Defensoria Pública são algumas das propostas feitas pelo candidato à reeleição, Celso Góes. A construção de novas unidades habitacionais está prevista no projeto de ampliação da disponibilização de moradias populares no município. Outro projeto que já está em construção, é o Condomínio do Idoso, onde 40 casas estão sendo construídas para as pessoas idosas do município.
Celso Góes prevê também programar e executar projeto, para urbanização e infraestrutura de loteamentos, para ofertar 800 lotes urbanizados. Além de manter os programas Minha Casa Legal e Moradia Legal.
Acesse aqui o plano para moradia.
DENILSON BAITALA (PL)
Garantir o acesso ao desenvolvimento urbano sustentável, à moradia digna e a preço acessível são os principais desafios apresentados pelo candidato a prefeito Denilson Baitala. Ele pretende estruturar uma central de projetos habitacionais, para adequar os projetos habitacionais com as metodologias dos governos e assim, conseguir recursos públicos. Além dessas propostas, Baitala quer ciar um cadastro “transparente e isonômico”
O grande desafio, confirme o candidato, é ter uma integração politica e técnica para aprovação dos projetos para inserção na programação da Cohapar.
Acesse aqui o plano para moradia.
SAMUEL RIBAS DE ABREU (UNIÃO)
A construção de três mil casas populares é a meta estipulada pelo candidato a prefeito Samuel Ribas de Abreu. Soma-se a essa proposta a regularização fundiária. E em parceria com o CREA instituir o programa Casa Fácil. Também prevê a redefinição do Plano Habitacional de Guarapuava, o incentivo às construções de moradias sustentáveis e inovadoras. Assim como a implantação de políticas públicas de urbanização em áreas de risco e de vulnerabilidade.
Propõe ainda investimentos de infraestrutura básica, saneamento básico em parceria com a Sanepar, entre outros.
Acesse aqui a proposta para moradia.
Leia outras notícias no Portal RSN.