Sete alunos de escolas estaduais da Região de Guarapuava estão classificados para a 4ª e última fase da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil). Dentre as cidades representadas, destacam-se Santa Maria do Oeste, Cruz Machado, Palmital, Imbituva, Irati e Turvo. De Guarapuava não há representantes na final.
A competição reúne alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual. Desde o início, mais de 60 mil estudantes de todo o País participaram, mas somente 235 chegaram à final. Os quatro primeiros colocados terão a oportunidade de representar o Brasil na International Olympiad In Artificial Intelligence (IOAI), que acontecerá em Pequim, China, em agosto deste ano. A prova final está marcada para 15 de abril, e o resultado será divulgado no dia 20 de abril.
PARANÁ EM DESTAQUE
Entre os 235 alunos classificados de todo o Brasil, o Paraná se destaca com 87 finalistas, o que corresponde a 36,6% do total. Vale ressaltar que o Paraná já havia se sobressaído nas etapas anteriores. Na segunda fase, por exemplo, mais da metade dos 60.317 aprovados em todo o país veio do Estado, com um total de 30.911 aprovações. Já na terceira fase, o Paraná teve 1.378 selecionados entre os 3.332 estudantes aprovados nacionalmente.
Para incentivar a participação, o Governo do Estado premiará os 50 melhores classificados com notebooks e tablets. No total, serão distribuídos 70 prêmios, no valor de aproximadamente R$ 380 mil. Os 30 primeiros colocados receberão notebooks VAIO, enquanto os alunos entre o 31º e o 50º lugar ganharão iPads 9ª geração. Por fim, o Governo também entregará 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS CLASSIFICADOS DA REGIÃO
- ALEXANDRE DOS SANTOS — SANTA MARIA DO OESTE
- JULIA VITORIA DA LUZ — CRUZ MACHADO
- KAMILI VITÓRIA DOBNER DE ABREU — PALMITAL
- KAMILLA LOPES — IMBITUVA
- JOÃO VITOR KOZIEL — TURVO
- MARCELO HENRIQUE DOBNER DE ABREU — PALMITAL
- LUIS FELIPE BOIANO TEIXEIRA – IRATI
*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.
Leia outras notícias no Portal RSN.