22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região Saúde

Projeto ‘Mãe que Nutre’ reduz em 65% gastos com fórmulas infantis

Iniciativa multiprofissional do Centro de Especialidades oferece suporte completo a gestantes e lactantes, com taxa de sucesso de 95,7% no aleitamento exclusivo

Mãe amamentando (Foto: Reprodução/Freepik)

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Pinhão está transformando a realidade do aleitamento materno no município. Intitulado “Mãe que Nutre”, a iniciativa oferece um suporte multiprofissional completo para gestantes e mães. O resultado? Uma queda de 65% nos gastos públicos com fórmulas infantis e uma taxa de sucesso de 95,7% na amamentação exclusiva entre as participantes.

O projeto surgiu da preocupação com o alto número de bebês que recebiam fórmulas, muitas vezes devido a dificuldades iniciais na amamentação. “Além do gasto para o município, essa criança perdia esse vínculo da amamentação, mãe e bebê”, explicou a secretária de saúde de Pinhão, Meuri Macedo.

Para reverter esse quadro, o Centro de Especialidades montou um fluxo de atendimento que começa já no pré-natal e acompanha a mãe e o bebê até os seis meses de vida. A equipe conta com enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO

O trabalho começa com orientações nos últimos meses de gestação. Após o nascimento, a mãe e o bebê passam por uma avaliação completa. “A fono vai avaliar toda a questão da pega do nenê, […] vai avaliar como que está as mamas da mãe, como que está a pega, se essa pega está correta.”

O suporte inclui o tratamento de fissuras mamárias com laserterapia, apoio psicológico para questões como depressão pós-parto e insegurança, e orientações sobre a postura correta para amamentar. “Todos esses serviços são ofertados no centro de especialidade.”

RESULTADOS EXPRESSIVOS

O projeto-piloto, entre fevereiro e junho de 2025, demonstrou um impacto significativo. Os gastos mensais do município com fórmulas infantis caíram de R$ 12.900 para R$ 4.500, uma economia de 65,11%. No mesmo período, das 46 lactantes atendidas, apenas 3 tiveram indicação justificada para o uso de fórmula.

EVENTO DO ‘AGOSTO DOURADO’

Para celebrar o sucesso da iniciativa e reforçar a importância da amamentação durante o “Agosto Dourado”, a secretaria promoveu um evento especial na última sexta (29). “Uma profissional que é uma consultora de aleitamento materno, uma enfermeira especialista, para fazer uma ação alusiva ao Agosto Dourado e de incentivo, tendo em vista todos os benefícios que a mãe e o bebê têm durante a amamentação.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.