22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Baitala desafia e Dr. Antenor aceita luta por área do Exército

Parceria inusitada ultrapassa barreira partidária e vai em busca de lugar para a construção de três mil casas populares em Guarapuava

Momento em que Baitala intima Dr Antenor (Foto: Valdir Amaral/Alep)

Em um movimento que surpreendeu a cena política local e pode destravar uma reivindicação histórica, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), lançou um desafio público ao deputado estadual Dr. Antenor (PT). Baitala defendeu a soma de forças em Brasília pela reversão de uma área do Exército no bairro Santana para o município. O objetivo é claro: garantir o terreno necessário para a construção de três mil casas populares, uma promessa de campanha de Baitala, assumida também pelo governador Ratinho Junior. Baitala surpreendeu ao “intimar” o parlamentar do PT para uma articulação conjunta junto ao governo federal. O pronunciamento ocorreu durante a sessão itineranta da Assembleia em Guarapuava.

A área em questão é um terreno da União, atualmente subocupado e utilizado apenas para treinamentos militares, mas crucial para suprir a demanda habitacional da cidade. A transferência dessa área para Guarapuava é um pleito que se arrasta por mais de três décadas, tendo sido levantado pela primeira vez na gestão do ex-prefeito Nivaldo Kruger (já falecido) e, agora, retomado por Baitala.

Burko construiu duas mil casas. Nós queremos construir três mil. Eu estou te intimando para que juntos conquistemos essa área.

Baitala lembrou que o último grande conjunto habitacional, o Residencial 2000, remonta à primeira gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. O prefeito reforçou que não admite ver guarapuavanos morando em “área de invasão”.

ACORDO INÉDITO

“Estou aqui, independente de partido político. Eu sou o prefeito de Guarapuava e defendo os interesses da população.” O deputado estadual Dr. Antenor (PT), por sua vez, protagonizou um dos momentos mais marcantes ao aceitar o desafio. Isso porque, o médico e o prefeito protagonizaram uma eleição municipal acirrada. Baitala venceu Dr. Antenor por apenas 62 votos.

O desafio está aceito. Vamos unir forças para que Guarapuava conquiste esse terreno e avance na habitação popular.

O deputado endossou a relevância da causa e o inédito acordo em prol da moradia popular. Com a articulação do terreno dependendo da União e do Governo Lula (PT), a união com um parlamentar da base aliada federal pode ser o passo decisivo para a conquista.

SESSÃO ITINERANTE

Com um público superior a mil pessoas, de acordo com o deputado Artagão Junior, a sessão solene constitui-se na maior de 31 sessões no Paraná. Também conforme o parlamentar, Guarapuava atraiu o maior número de deputados estaduais até o momento, com a participação de 15 dos 54 parlamentares. Prefeitos e vereadores de municípios da Região prestigiram a sessão.

Conforme o cronograma da sessão, lideranças e entidades entregaram documentos com reivindicações. Entre as demandas e discursos de deputados, estão a necessidade de antecipação de obras na Serra da Esperança. Bandeira que vem sendo levantada pela deputada Cristina Silvestri e que ressoa na Câmara de Vereadores de Guarapuava. A ampliação da pista do aeroporto com capacidade para o transporte de cargas; a Nova Ferroeste e a duplicação da BR-277 pautaram as solicitações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.