22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta

Projeto da Sanepar com abelhas nativas está em construção em Guarapuava

Iniciativa "Jardins de Água e Mel" instala colmeias de abelhas-sem-ferrão em espaços educacionais para promover a conscientização ambiental

A Sanepar inaugurou o mais novo jardim do projeto em uma escola de Curitiba (Foto: Sanepar)

O projeto “Jardins de Água e Mel”, da Sanepar, chegará em breve a Guarapuava. A iniciativa instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em instituições de ensino e espaços públicos. Ao todo, a companhia planeja instalar mais de 600 colmeias em todo o Paraná.

O projeto já tem uma forte presença na Região. Por exemplo, a Sanepar já instalou jardins em municípios como Bituruna, General Carneiro, Imbituva, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. Além de Guarapuava, a empresa também constrói novas unidades em Candói, Inácio Martins e Mangueirinha.

Segundo o diretor interino de Meio Ambiente da Sanepar, Fernando Guedes, os jardins são ferramentas socioeducativas. “Com as colmeias, buscamos promover o conhecimento sobre a importância da polinização para a produção e preservação da água.”

O projeto inclui a instalação de colmeias com espécies nativas sem ferrão, como jataí e mandaçaia. Adicionalmente, a iniciativa também promove a criação de hortas e o plantio de flores.

Além disso, a Sanepar oferece capacitações para a comunidade escolar sobre a criação de abelhas (meliponicultura) e o manejo das hortas. Dessa forma, com o apoio de voluntários, a própria comunidade se torna responsável pela manutenção dos espaços.

Recentemente, a Sanepar inaugurou o mais novo jardim do projeto em uma escola de Curitiba. A expansão da iniciativa foi inspirada em um projeto original do agroecólogo Felipe Thiago de Jesus.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.