22/08/2023
Cotidiano Cultura Em Alta

Aquarelas que retratam a origem de Guarapuava retornam à cidade

Exposição "Do Contato ao Confronto" traz 38 obras do século XVIII sobre a chegada dos portugueses e combates com indígenas

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Um pedaço fundamental da história de Guarapuava retornou à cidade após mais de dois séculos. Na noite de sexta (24) o Teatro Municipal Marina Karam Primak abriu a exposição “Do Contato ao Confronto: A Conquista de Guarapuava no Século XVIII”. Assim, o público pôde ver pela primeira vez 38 aquarelas históricas do artista Joaquim José de Miranda, produzidas no final do século XVIII. As obras retratam a chegada dos portugueses e a expedição de Afonso Botelho de Sampaio e Sousa pelos antigos Campos de Guarapuava.

O retorno das aquarelas, fruto de quase 17 anos de esforços, é uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava (IHGG), junto à Secretaria Municipal de Cultura. As peças integram a Coleção Beatriz e Mário Pimenta Camargo, casal de colecionadores que preservou essas aquarelas.

HISTÓRIA EM AQUARELA

A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Orquestra da Corporação Musical de Guarapuava. Além disso, a Secretaria de Comunicação exibiu um documentário com depoimentos de pesquisadores do IHGG, contextualizando a importância das obras.

As aquarelas de Joaquim José de Miranda são narrativas visuais da expedição de Afonso Botelho, ocorrida entre 1770 e 1771. Conforme a escritora e pesquisadora Marilda Alves de Campos, as imagens detalham paisagens, encontros e confrontos com os povos indígenas. “É como uma história em quadrinhos que conta justamente essa chegada dos portugueses aqui nos Campos de Guarapuava. É um documento extraordinário, muito bonito.”

EXPOSIÇÃO ITINERANTE

Após a estreia no Teatro Municipal, a exposição seguirá um roteiro pela cidade. Posteriormente, o público poderá conferir as obras na Prefeitura, na Câmara Municipal e em outros espaços culturais, que a organização divulgará em breve.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.