22/08/2023
Brasil Cotidiano Em Alta

Guarapuava terá novo CRAS e Prefeito busca recursos para assentamento

Prefeito Denilson Baitala busca também recursos para auxiliar famílias do Assentamento Nova Geração, local destruído pelo tornado

Baitala busca recursos em Curitiba (Foto: divulgação)

Guarapuava está entre os municípios selecionados pelo Governo do Paraná para a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O anúncio faz parte de um novo pacote de investimentos de R$ 44,4 milhões para fortalecer a rede de assistência social no Estado.

De acordo com informações repassadas ao Portal RSN, o prefeito Denilson Baitala encontra-se em Curitiba nesta segunda (10). Para Guarapuava, o novo CRAS representa um reforço na proteção social básica, focada na prevenção de situações de risco e no atendimento a famílias em vulnerabilidade.

Além de acompanhar os trâmites para a viabilização da nova unidade do CRAS para o município, o prefeito também busca recursos destinados para auxiliar o Assentamento Nova Geração. Nessa localidade, mais de 100 famílias tiveram casas e plantações atingidas pelo tornado na sexta (7).

Conforme o Governo do Paraná, o repasse para novas unidades do CRAS e do CREAS tem origem na Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O montante, oriundo do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), destina-se para construir 33 novos CRAS e quatro CREAS em 37 municípios.

QUINTO ANÚNCIO

Este é o quinto anúncio do tipo feito pelo Governo do Estado este ano, totalizando R$ 176,4 milhões investidos na área, beneficiando 144 municípios. Segundo o secretário estadual Rogério Carboni, os equipamentos funcionam como “postos de saúde da assistência social”, garantindo atendimento mais próximo da população e melhores condições de trabalho para as equipes.

Para receber o incentivo, de acordo com o Governo, os municípios, incluindo Guarapuava, devem apresentar regularidade documental junto ao Conselho, Plano e Fundo da Assistência Social (ARCPF 2025). A previsão para a conclusão das obras é em até 36 meses.

Além de Guarapuava, municípios da Região como Pinhão, Pitanga, Nova Laranjeiras e Porto Barreiro também foram selecionados para receber novas unidades de CRAS. Já Quedas do Iguaçu, entre outros municípios, vai contar com uma unidade do Creas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.