22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Câmara institucionaliza maior projeto de cidadania da história

Projeto busca transformar a relação entre estudantes e vereadores, promovendo o protagonismo juvenil e a fiscalização social

Estudantes lotam o plenário da Câmara (Foto: DirCom)

Com foco em aproximar as novas gerações da política local, a Câmara Municipal de Guarapuava lançou nesta quarta (17) o programa “Pequeno Cidadão, Grande Guarapuava”. O evento de lançamento reuniu mais de 300 estudantes, marcando o início de uma iniciativa que promete transformar a educação para a cidadania no município. O Projeto de Resolução é de autoria do presidente Pedro Moraes e das vereadoras Rita Felchak e Professora Bia.

Vereadoras Rita Felchak e Professora Bia entre autoriddes da Mesa (Foto: DirCom)

De acordo com os autores, o grande diferencial do projeto é o formato de via de mão dupla, que rompe as barreiras do prédio da Câmara. Conforme Pedro Moraes, o Legislativo vai até a escola.

Atividades pedagógicas e trilhas formativas serão levadas diretamente às salas de aula, adaptadas para diferentes faixas etárias, do ensino fundamental ao médio.

Num contraponto, o projeto garante que os alunos visitem a sede do Poder Legislativo para vivenciar na prática o ambiente onde as leis são debatidas e a fiscalização do município encontra-se em pauta.

Conforme o Presidente, o “Pequeno Cidadão, Grande Guarapuava” tem caráter permanente e baseia-se em pilares como o pluralismo político, a acessibilidade universal e a convivência democrática.

A política precisa estar presente onde a cidadania começa: nas escolas, na infância, na juventude. A educação política vai muito além do ato de votar, envolvendo a compreensão do papel do vereador e a importância do debate para resolver problemas da cidade.

DAS NOÇÕES BÁSICAS AO PROTAGONISMO POLÍTICO

Estudantes lotam o plenário da Câmara (Foto: DirCom)

Para garantir a eficácia pedagógica e o engajamento dos estudantes, o programa “Pequeno Cidadão, Grande Guarapuava” encontra-se estruturado em três eixos estratégicos. Cada nível utiliza uma linguagem específica para traduzir a complexidade do Poder Legislativo conforme a faixa etária.

Trilha Pequeno Cidadão (2º ao 5º ano)

Estudantes comemoram (Foto: DirCom)

O foco nesta etapa é a introdução ao conceito de coletividade. Conforme o projeto, por meio de uma metodologia estritamente lúdica, as crianças do ensino fundamental inicial aprendem sobre o respeito às regras, o papel dos símbolos municipais e a importância da convivência harmoniosa na cidade.

Já a Trilha Cidadania em Ação (6º ao 9º ano), destina-se aos adolescentes e prioriza o protagonismo. De acordo com o texto, o objetivo é estimular os alunos a identificarem problemas reais nos bairros e escolas onde moram e estudam. A partir disso, formulam propostas de melhoria. “É o momento em que o estudante deixa de ser espectador e passa a entender a política como ferramenta de transformação comunitária”.

Por fim, a Trilha Juventude Cidadã (Ensino Médio) entra no estágio final, e o conteúdo ganha densidade analítica. O foco, conforme o projeto, recai sobre a compreensão do sistema democrático, a separação dos poderes e o exercício pleno dos direitos e deveres. “A trilha prepara o jovem que está prestes a ingressar na vida eleitoral para uma participação social consciente e fundamentada”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.