22/08/2023
Cotidiano Em Alta Esportes

Atleta guarapuavana vai atuar no vôlei universitário dos EUA

Maria Julia Sahaidak, de 17 anos, defenderá o Butler Community College enquanto cursa programa preparatório em Fisioterapia

Até então, Maria Julia defendia o Asavolei de Santa Helena (Foto: Divulgação)

A atleta guarapuavana Maria Julia Sahaidak inicia, nesta segunda (12), uma jornada internacional. A jovem de 17 anos embarca para os Estados Unidos para integrar a equipe de voleibol do Butler Community College, em El Dorado, no Kansas.

Nos Estados Unidos, Maria Julia conciliará os treinos com os estudos no programa Pre-Physical Therapy. Este curso preparatório tem duração de dois anos e foca em disciplinas como Anatomia e Fisiologia. Após este ciclo inicial, a atleta poderá se transferir para uma universidade para concluir a graduação em Fisioterapia.

A história de Maria Julia no esporte começou no Colégio Guairacá, em Guarapuava. O talento da jovem foi identificado pelo professor Jeferson, o “Jefão”, figura histórica do vôlei local que faleceu em 2024. “Comecei a treinar como atividade extracurricular e o Jefão me chamou para uma etapa da Liga em Irati. Ali despertou minha vontade de crescer no esporte.”

Maria Julia Sahaidak (Foto: Divulgação)

EVOLUÇÃO E CONQUISTAS

Antes de conquistar a oportunidade no exterior, Maria Julia passou por equipes da UniGuairacá e morou em São José dos Pinhais. No entanto, foi em Santa Helena, defendendo a Asavolei, que ela alcançou resultados expressivos.

Entre as principais conquistas da atleta estão o vice-campeonato da Taça Paraná, a maior competição de base da América Latina, o 3º lugar no Campeonato Paranaense Série A e o 3º lugar na fase final dos Jogos da Juventude.

Maria Julia e colegas do Asavolei (Foto: Divulgação)

Para a mãe da atleta, Fernanda Iachinski, a mudança de país gera um misto de orgulho e ansiedade. “Não foi fácil vê-la sair de casa com 15 anos para treinar fora, mas sua disciplina nos deixa orgulhosos.”

Maria Julia projeta que levar o nome de Guarapuava para fora do país serve de inspiração. “Quero mostrar para outras atletas do nosso município que tudo é possível com esforço e dedicação.”

*Com informações da Secretaria de Comunicação de Guarapuava

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.