22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Cris Wainer entra no radar do PT para suplência de Gleisi ao Senado

Cris, que é vereadora, é citada em debates internos do PT para compor a suplência em uma articulação que pode ampliar a presença de Guarapuava na política

Vereadora Cris Wainer (Foto: reprodução youtube)

O nome da vereadora Cris Wainer (PT) passou a circular nos debates internos da cúpula petista. Ela surge como uma das possibilidades para ocupar uma vaga de suplência ao Senado na chapa de Gleisi Hoffmann. A movimentação ainda não oficializada pelo partido, revela uma disputa de bastidores. Isso porque envolve representatividade regional, força interna e composição política para as eleições de 2026.

Gleisi confirmou a pré-candidatura ao Senado em janeiro, após conversa com o presidente Lula e com a direção nacional do PT. A decisão reorganizou os planos do partido no Paraná e abriu uma nova etapa de negociações sobre a formação da chapa majoritária.

Nesse cenário, Cris Wainer aparece como um nome com apelo estratégico. Vereadora de Guarapuava, professora da rede pública municipal e sindicalista, ela construiu a trajetória política a partir da defesa dos servidores públicos. Também na defesa, da educação das mulheres e das pautas sociais. De acordo com o perfil institucional dela, Cris ingressou na direção do Sindicato dos Professores e Servidores Municipais em 2008 e presidiu o sindicato entre 2013 e 2020.

A eventual escolha de Cris também teria peso simbólico para Guarapuava e para o Centro-Sul do Paraná. De acordo com a vereadora, a presença de uma liderança local na suplência de uma candidatura ao Senado colocaria a região em uma posição de maior visibilidade dentro do projeto eleitoral petista. Já para o PT, seria uma forma de sinalizar que a chapa não ficará restrita aos grandes centros. Mas  que pretende dialogar com municípios do interior, trabalhadores do serviço público, movimentos sociais e lideranças femininas.

APOIO INTERNO

Nos bastidores, o nome da vereadora conta com apoios relevantes, entre eles o do deputado federal Zeca Dirceu (PT), uma das principais lideranças do partido no Paraná. A aproximação política entre Zeca, Cris e lideranças petistas de Guarapuava é evidente.

A atuação de Cris no Legislativo municipal também reforça o perfil político da vereadora. Em 2025, a Câmara de Guarapuava aprovou projeto dela que criou a Política Municipal de Enfrentamento da Violência Política contra as Mulheres. Trata de várias diretrizes de prevenção, formação e combate a práticas que limitem a participação feminina nos espaços de poder.

De acordo com Cris Wainer, apesar da força do nome dela, a vaga ainda é disputada.

Outros nomes também pleiteiam espaço na composição, o que torna a definição parte de uma equação política mais ampla.

A suplência ao Senado costuma ser usada para equilibrar regiões, correntes internas, alianças partidárias e representações sociais. Por isso, a escolha final deve passar não apenas pela densidade eleitoral, mas também pela capacidade de agregar setores diferentes em torno da candidatura de Gleisi.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.