22/08/2023
Política

Sandro Alex defende acelerar programa de rodovias em concreto no Paraná

Continuidade dos investimentos é essencial para modernizar a malha viária, fortalecer a logística e acompanhar o crescimento do agronegócio e da indústria

Ampliação de rodovias (Foto: divulgação)

A infraestrutura voltou ao centro do debate eleitoral no Paraná. Sandro Alex, pré-candidato do PSD ao Governo do Estado, defendeu a ampliação dos investimentos em rodovias de concreto e a continuidade do programa que já alcança cerca de mil quilômetros desde 2019. Em entrevista nesta segunda (22) ele afirmou que as obras na gestão Ratinho Junior ajudaram a recuperar décadas de defasagem na malha viária paranaense.

À frente da Secretaria de Infraestrutura e Logística até o início de 2016, Sandro afirmou que o Estado passou a enfrentar gargalos históricos em infraestrutura. Somou também investimentos em duplicações, ampliações de capacidade, contornos, pontes e pavimentação de estradas rurais.

Ampliação de rodovias no Paraná (Foto: divulgação)

De acordo com o pré-candidato e deputado federal, o crescimento do agronegócio, da indústria e da movimentação de cargas exigiu uma nova política de investimentos. Isso para modernizar as principais ligações rodoviárias do Paraná.

O Paraná dos anos 70 e 80 não é mais o mesmo. O agronegócio cresceu, a indústria cresceu e as estradas precisavam acompanhar essa nova realidade. Sob a liderança do governador Ratinho Junior, recuperamos décadas de falta de investimentos e ampliamos a capacidade das principais artérias de ligação entre os municípios, mas sabemos que é preciso muito mais.

De acordo com ele, além das duplicações, o Estado passou a investir em terceiras faixas, acostamentos, reforço e construção de pontes, contornos rodoviários e pavimentação de estradas rurais para atender o aumento do fluxo de veículos pesados e melhorar a logística da produção.

As cooperativas e os produtores já nos apontaram onde estavam os gargalos e passamos a investir tanto em estradas rurais quanto nos grandes corredores logísticos do Estado. O que a gente não quer é que esse trabalho pare.

As declarações ocorrem no momento em que o Paraná possui o maior programa de pavimentação em concreto do Brasil. Já são praticamente mil quilômetros de vias concluídas, em execução, licitadas ou em planejamento neste modelo. Os investimentos são superiores a R$ 5,1 bilhões do caixa estadual, reforçado após o corte de outras despesas pelo governador e secretariado.

Entre as obras emblemáticas desse ciclo de investimentos estão a modernização da PRC-280, no Sudoeste, que abriga atualmente o maior trecho contínuo de rodovia em concreto do País, com 142 quilômetros entre General Carneiro e Pato Branco. Assim como a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), na Região Metropolitana de Curitiba. E a reconstrução da PRC-460, na região Central do Estado, passando por Guarapuava, Pitanga, Manoel Ribas e Nova Tebas.

O programa também contempla novos contornos, ampliações de capacidade e reforço de pontes em praticamente todas as regiões paranaenses. “Conseguimos criar capacidade de investimento para fazer obras estruturantes em todas as regiões. Agora precisamos acelerar ainda mais esse ritmo para preparar o Paraná para os próximos anos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.