22/08/2023
Geral

Tribunal de Contas ministra treinamento sobre transferências em Guarapuava

imagem-36640

O Tribunal de Contas do Paraná está realizando hoje (29) um treinamento sobre transferências em Guarapuava. Objetivo do evento, que está sendo realizado na Câmara de Vereadores, é orientar os órgãos públicos e organizações privadas sobre os novos procedimentos e a utilização do Sistema Integrado de Transferências (SIT). T do TCE estão dando treinamento sobre o “Novo panorama das transferências voluntárias e o SIT”.

O treinamento reúne técnicos de diversas prefeituras e entidades da região.

Ministrado por funcionários da Diretoria de Análise de Transferências (DAT) do Tribunal, o evento terá duração de sete horas (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h). A proposta é orientar sobre os novos procedimentos de prestações de contas de transferências voluntárias e a utilização do SIT, que ganhou, recentemente, um manual, disponível em www.tce.pr.gov.br. No canto direito da página, o interessado encontra o link “SIT”, que traz, em cada tela, o documento.

Segundo o diretor da DAT, Elias Gandour Thomé, o objetivo da capacitação – que acontecerá em outras cidades – é “dar mais familiaridade sobre o Sistema aos órgãos públicos e entidades que devem prestar contas ao Tribunal”.

As prestações de contas pelo SIT são realizadas em bimestres fixos, ou seja: 1º bimestre (jan/fev); 2º (mar/abr); 3º (mai/jun); 4º (jul/ago); 5º (set/out) e 6º (nov/dez). Os tomadores têm um prazo de 30 dias e os repassadores de 60 dias para fechamento e encaminhamento de cada bimestre ao Tribunal de Contas. Exemplo: para o primeiro bimestre de 2012, os prazos são dia 30 de março para os tomadores e 29 de abril para os repassadores de recursos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.