A Câmara Municipal de Guarapuava realizou ontem, segunda-feira (09), sessão solene para comemorar os 159 anos de existência.
A Câmara foi instalada em 9 de abril de 1853 pelo Império de Dom Pedro II. Naquela época os vereadores eram chamados de Camaristas (camarista camareiro real; fidalgo a serviço do rei; vereador municipal).
A primeira Legislatura era composta por 4 camaristas; Presidente: Major Manoel Marcondes de Sá e os Camaristas Antonio de Sá Camargo (Visconde de Guarapuava), Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim Jose Lacerda. Suplentes: Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco Jose dos Santos.
Por não ter um local próprio, os camaristas se reuniam em suas próprias casas, mais tarde as reuniões eram realizadas na Capela que ficava nos fundos da Catedral Nossa Senhora de Belém, na seqüência a Câmara passou a funcionar no prédio da Prefeitura na XV de Novembro, onde atualmente esta localizado o Banco Bradesco. De 1977 até 2000 funcionou no Edifício Nossa Senhora de Belém. No ano de 2000 na gestão do presidente Valtair Siqueira Alberti, foi construído o prédio próprio do Legislativo guarapuavano.
Nivaldo Passos Kruger, ex vereador e ex prefeito do município foi o convidado de honra do legislativo para explanar sobre a importância deste poder para a comunidade guarapuavana e em seguida foram entregues honrarias a cidadãos ilustres da comunidade.
Durante a sessão a senhora Ione Pacheco Costa Mãe do vereador Nélio Gomes da Costa e esposa do ex vereador, falecido recentemente, Osdival Gomes da Costa foi chamada pela presidência da casa para receber uma homenagem in memorian de autoria do vereador João Napoleão.
Confira quem foram os homenageados :
Padre Acácio Evencio de Oliveira: Pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém recebeu o Titulo de Cidadão Honorário de Guarapuava. Autor vereador João Carlos Gonçalves (Napoleão). Acácio Evêncio de Oliveira, sacerdote diocesano, nasceu em Muniz Freire, Estado do Espírito Santo, em 10 de dezembro de 1952, filho de Maria Joaquina de Oliveira e Raimundo Evêncio. Foi ordenado diácono em 09 de janeiro de 1983 em Nova Tebas-PR, onde também em 08 de dezembro de 1983 foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Frederico Helmel (in memorian).
Designado para atuar na Diocese de Guarapuava, Padre Acácio celebrou sua primeira missa na Paróquia São José Operário, no Bairro Boqueirão, em Curitiba-PR.
Membro do Conselho Presbiteral, Membro do Conselho de Formadores, Membro do Colégio dos Consultores, Membro da Comissão de Ação Evangelizadora, Assessor dos Colaboradores do Decanato Centro.
Anízio Licheski recebeu o Titulo de Cidadão Honorário, autor Sadi Federle . Natural de Umuarama Paraná, nascido em 14 de setembro de 1965. Mora em Guarapuava desde os 4 anos de idade. Fundador da industria RECICLAR localizada no Bairro Industrial Xarquinho onde através da reciclagem vem promovendo a conscientização de proteção e conservação do meio ambiente,alem da geração de emprego e renda aos mais necessitados.O seu trabalho é uma referencia nessa área para todo o Paraná.
Edson Carlos Segantini da Silva homenageado com o Titulo de Cidadão Honorário, autor Lizandro Martins. Natural de Jandaia do Sul Paraná ,nascido em 10 de fevereiro de 1958.É empresário do ramo de bebidas em Guarapuava desde o ano de 1977.Participa do Rotary Clube Lagoa desde 1995. Foi um dos fundadores dos jogos de Inverno do Grêmio Oeste. Tem atuação destacada nas comunidades Maria Mãe da Igreja, Nossa Senhora Aparecida, Santos Anjos e Divino Espírito Santo.
Antonio Carlos de Paula, homenageado com o Titulo de Cidadão Honorário, autor Vereador Thiago Cordova, nascido em Rebouças (PR) em 13 de junho de 1943. Professor de Educação Física. Em 1971 após ser aprovado em concurso público , assumiu função no Colégio Estadual Manoel Ribas passando pelo Colégio Santa Cruz, Escola de Aplicação Visconde de Guarapuava e Colégio Francisco Carneiro Martins.Também foi Professor da FAFIG (UNICENTRO). Foi um dos fundadores dos JESP(Jogos Estudantis da Semana da Pátria). O gosto e a paixão não se limitavam as quadras de basquete e vôlei, mas fez dele um mobilizador do esporte em nossa cidade. Como agrimensor foi responsável pela medição de mais de 30 loteamentos em Guarapuava
Paulo Ernesto Siqueira Martins recebeu o Titulo de Cidadão Benemérito, autor Vereadora Maria José. Formado e Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, nascido em Guarapuava no dia 26 de agosto de 1940. Foi Secretario de Obras do Município, participou da elaboração do Plano Básico de Urbanização de Guarapuava,sendo responsável pela sua implantação. É empresário da construção civil. Na cidade projetou e realizou diversos tipos de obras residências, edifícios comerciais, conjuntos habitacionais, hospitais, escolas, creches, indústrias, praças e igrejas. Elaborou também os projetos da Nova Catedral e o anexo onde funciona o salão de festas, Igreja da Santana e Igreja Nossa Senhora Aparecida. Foi Professor do Colégio Estadual Carneiro Martins e desde 1972 é professor de desenho técnico nos cursos de matemática e engenharia de alimentos da UNICENTRO.