Moradores da Rua Pater Josef Stefan, na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, sofrem com o descaso da administração pública de Guarapuava. Por debaixo da rua, que não possui rede de esgoto, passa um córrego que transborda em dias de chuva e alaga as residências do seu entorno. A situação se agrava em épocas de colheita da safra agrícola. “Muitos caminhões e máquinas agrícolas tem passado por aqui e acabaram abrindo verdadeiras crateras na rua, porque o córrego passa por debaixo da rua. As manilhas foram quebradas pelos pesos dos caminhões carregados e foi feito um desvio pelo trecho”, diz Everton Rodrigues, morador do local.
Segundo moradores, o problema é que o córrego foi tratado com uma “simples valeta. Em dias de chuva, carros pequenos e pessoas a pé tem muita dificuldade para transitar por ali. Moramos no final da rua, e necessitamos do trecho para ir trabalhar”, reclama o morador.
“A solução seria remover todas as manilhas e recolocá-las, mas neste caso, com manilhas maiores ou no mínimo três enfileiradas lado a lado.
Abrir uma segunda rua, como é o padrão ali seria excelente para também nos livramos do mato que toma conta da rua e fica próxima as casas.
Tudo isso já foi relatado e levado aos órgãos competente, mas há anos sofremos com o mesmo problema. De acordo com moradores, já foram feitos vários pedidos junto a Surg, mas houve nenhum retorno. “Pelo jeito vamos ter que esperar sentados”, diz Everton.
Foto encaminhada pelo leitor da RSN, Everton Rodrigues.