22/08/2023
Política

Confirmado! PHS declara apoio à pré-candidatura de Cesar Filho

Está confirmado! O PHS coligará com o PPS nas eleições municipais em Guarapuava. O anúncio foi feito pelo presidente dos humanistas, o professor Claudio de Andrade, na manhã desta sexta-feira (25) à REDE SUL DE NOTÍCIAS. Essa possibilidade já vinha sendo adiantada pela RSN há semanas.  A decisão foi tomada durante reunião que aconteceu na noite de ontem (24) entre membros do PHS e que deliberou ao Presidente e Vice Presidente do PHS, Claudio Andrade e Davi de Matos, a responsabilidade de tratar de questões pontuais sobre uma possível participação do plano de Governo da Chapa Majoritária, a indicação de um candidato ou candidata à vice-prefeitura e a participação efetiva em Secretarias Municipais afins ao projeto humanista.

“Em todas as conversas que tivemos com o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, tivemos a nítida impressão de um comportamento e uma vontade política que pode fazer com nossas práticas, nossos projetos e experiências partidárias venham a ser realizadas com maior eficiência. Programas foram feitos para serem experimentados. Se avançarmos, esta geração poderá ver os resultados de uma ação racional”, afirmou.

De acordo com Andrade, o PHS quer ser um grupo de pressão e passar do mero estádio da articulação e da agregação de interesses para ter chances de influenciar e pressionar as decisões políticas, saindo do âmbito do mero sistema social e passando a atuar no interior do sistema político.

“Entendemos que podemos fornecer informações confiáveis e comprováveis ao novo gestor público, fazendo com que o pré-candidato Cesar Silvestri Filho possa concretizar um bom governo. Assim, queremos ser interlocutores, pautar ideias e convicções sobre a extensa problemática das questões da sociedade”, diz .

Andrade disse também que a oportunidade de participar imediatamente da atual administração municipal ficou evidenciada após a conversa que o PHS teve com o presidente do PP, o advogado Fábio Ribas. “Mas entendemos que é impossível jogar em dois ou mais tabuleiros e que, coerentemente, poderíamos materializar nossos objetivos em um ambiente que envolvesse uma política mais aberta e mais transparente. Daí a opção de indicar a possibilidade de caminharmos com o Deputado Cesar Silvestri Filho”, diz.

De acordo com Andrade, quanto a indicação para o cargo de vice, o PHS pretende amadurecer o debate interno, mas quatro nomes despontam com o aval do grupo. São eles: a vereadora Eva Scharan, o empresário Júlio Agner, a presidente da Academia de Letras Professora Madalena Nerone e o próprio presidente do Partido professor Claudio Andrade.

No quesito coligação proporcional, o PHS deliberou a possibilidade de ter como parceiros o PCdoB e quem sabe o PSC. “Estaremos conversando mais de perto com estes dois partidos para afinar nossos objetivos. A possibilidade de lançar juntos 40 candidatos é muito grande”, acredita. No início de junho os pré-candidatos do PHS, necessariamente, precisam fazer o curso de formação política e é por esta razão que o partido gostaria de incluir estes dois partidos na composição e possivelmente na participação coletiva deste curso. “Temos a grande oportunidade de juntos elegermos 05 ( cinco ) bons representantes no Legislativo Municipal e, quem sabe, pleitear uma Presidência do Legislativo”, afirma.

 

Neste sábado, a Executiva Estadual do PHS estará reunida em Curitiba e contará com a participação da professora Magdalena Nerone , que tem a missão de convencer a cúpula do Partido em avalizar o apoio local. “Isto se faz necessário em razão da aprovação na Executiva Nacional em acompanhar as decisões de Executivas Municipais em cidades com mais de 100 mil eleitores. O PHS não tem nenhuma restrição em apoiar este ou aquele partido, mas a Executiva Estadual e Nacional entende ser importante acompanhar este processo para que não haja acordos estranhos e que venha a comprometer os fundamentos humanistas”, explica Andrade.

 

Matérias relacionadas:

 

Aumenta a possibilidade de coligação entre PPS e PHS em Guarapuava

 

PHS define coligação para chapa majoritária em Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo