O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), anunciou formalmente nesta quinta-feira (28), que o deputado federal Rubens Bueno (PPS), será o candidato a vice-prefeito, nas eleições de 7 de outubro. O anúncio foi feito em entrevista coletiva no Hotel Bourbon, no centro de Curitiba, com a presença do governador Beto Richa, deputados federais, estaduais, vereadores, lideranças e representantes dos 15 partidos do grupo engajado nesse projeto.
Luciano afirmou que a escolha foi baseada critérios técnicos, como pesquisas eleitorais e a experiência política e administrativa do deputado Rubens Bueno, que é um dos grandes quadros do PPS nacionalmente.
“Vamos vencer juntos e governar juntos esta cidade, que muito nos honra”, disse Luciano. “Estou muito feliz. Nossa militância está muito honrada com a aliança que estamos formando para poder continuar o bom trabalho que estamos fazendo pela cidade, desde 2005”, afirmou.
A oficialização das candidaturas acontecerá no próximo sábado (30), durante as convenções estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Democratas (DEM) e do Partido Republicano Brasileiro (PRB), nos salões do Paraná Clube, e do PPS, na Sociedade Thalia.
Luciano disse que é preciso continuar o trabalho que levou Curitiba a ser a cidade que mais reduziu a pobreza e a miséria nos últimos seis anos, a ter o melhor Ideb entre as capitais na educação, ter a menor taxa de mortalidade, a menor taxa de desemprego e o melhor salário médio. Por isso, a prioridade para os próximos quatro anos será a área social. “Nosso carro chefe agora é erradicar a pobreza e a miséria e retirar todas as famílias que vivem em áreas de risco na beira de rios”, disse.
O deputado Rubens Bueno disse que ser convidado pelo prefeito Luciano Ducci, e pelo governador Beto Richa, para esse projeto é muito estimulante, porque a atual gestão mantém a tradição de bons prefeitos da cidade, fazendo um trabalho que é referência mundial pelo respeito à qualidade de vida. Ele disse que recebeu apoio total do partido para o que chamou de missão e agradeceu a compreensão dos outros postulantes ao cargo.
“Nos parecemos muito e por isso nos juntamos, porque nossa união não é de hoje, e os que se parecem se juntam”, afirmou Bueno, que elogiou Luciano Ducci por seu histórico, pela honestidade, competência, e pelos compromissos que assumiu, desde 2004, com a causa da saúde pública. “A partir das convenções, seremos um só partido. Vamos disputar e ganhar esta eleição para Curitiba continuar a ser bem administrada”, disse ele.
O governador Beto Richa disse que a aliança para as eleições municipais em Curitiba está sendo formada com base em princípios e valores, com despreendimento e baseada na coerência. “Sempre defendemos as mesmas ideologias, as mesmas teses, mesmo que com algumas divergências, mas jamais violentamos nossa consciência para ganhar eleição a qualquer custo”, disse Richa. “Nossa alma não está à venda e não compramos a de ninguém para vender eleição. Jamais se pode perder a dignidade, a decência e a vergonha na cara para vencer a eleição a qualquer custo”, sentenciou.
Richa disse que com Luciano e Rubens a cidade vai continuar mantendo o ritmo acelerado de obras e principalmente garantir o cuidado com a população mais carente, que é a que mais precisa do poder público. “A cidade tem conquistado reconhecimentos inquestionáveis, com a redução da pobreza e da miséria, o prêmio de Prefeito Amigo da Criança e queremos que isso continue, porque não abrimos mão de ter uma cidade melhor para todos nós”, disse.
Com assessoria do PSB