O candidato a prefeito pela coligação Guarapuava cada vez melhor PP/PSDB, Fabio Martins Ribas, participou na noite de ontem, segunda-feira (27), de um painel de debates promovido pela Paróquia Imaculada Conceição de Maria, no distrito da Palmeirinha. O evento faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Paróquia em preparação para as Santas Missões Populares. Fabio foi o primeiro candidato a prefeito de Guarapuava a apresentar suas propostas para a comunidade do distrito e assinou um documento se comprometendo a trabalhar pelas demandas elencadas pelos moradores.
No início do evento representantes da comunidade apresentaram um documento com suas reivindicações e agradeceram ao candidato pela disponibilidade em ouvi-los. Fabio reconheceu a iniciativa da comunidade como fundamental para o processo democrático. “No momento em que vocês colocam as questões importantes para a comunidade e concedem a oportunidade de sermos avaliados, vocês dão a todos uma aula de democracia”, afirmou.
Fabio classificou como importantíssimas as questões levantas pela comunidade da Palmeirinha em diversos setores como saúde, esporte, saneamento básico e educação, e se comprometeu a criar canais que tornem mais fácil o acesso da população do distrito à estrutura e aos serviços prestados pela Prefeitura. “Quero ser o prefeito que estará de portas abertas para que possamos discutir aonde vamos investir os recursos municipais. Dessa forma eu acredito que iremos fazer o melhor para a Palmeirinha e para toda Guarapuava”, declarou.
O candidato da coligação Guarapuava cada vez melhor lembrou que no final de 2004 a administração, que antecedeu o Prefeito Fernando Ribas Carli, assinou com a Sanepar um contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Município de Guarapuava por 30 anos. Esse contrato não exigia contrapartida da empresa de saneamento básico, o que fez com que ele, então Procurador Geral do Município, entrasse com uma ação contra a Sanepar.
Em 2012, a justiça deu ganho de causa ao Município de Guarapuava, assim Prefeitura e Sanepar entraram em um acordo judicial que resultou na discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico. “Esta foi uma grande vitória, pois permitiu que discutíssemos o saneamento básico em nossa cidade. O acordo com a Sanepar assegura a retomada dos investimentos em todo Município”, afirmou. “Irei trabalhar para que a Sanepar traga o tratamento de esgoto para Palmeirinha. Isso não é favor, é obrigação do gestor”, completou Fabio.
Autonomia e valorização do Professor
Questionado sobre suas propostas para o setor da educação, Fabio citou o envolvimento de sua vice, Rita Felchak, e da professora Laurinha Pupo na elaboração de projetos relacionados à área. “A Rita e a professora Laurinha estão me ajudando em programas que levarão ao contraturno de nossas escolas atividades como a dança, a música e o teatro”, disse.
Fabio falou do respeito que tem pelos docentes e que quer discutir com a classe a criação de um plano de cargos e salários justo, que possa ser cumprido pelo executivo municipal. “Quero contar com a colaboração dos professores para a criação do plano de cargos e salários. Vamos trabalhar com a planilha aberta, mostrando aos professores quanto podemos pagar”, ressaltou o candidato. Ele também destacou que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, irá proporcionar ao professor a formação continuada. “Iremos trazer para Guarapuava o Mestrado Profissionalizante, para que os professores que queiram se especializar tenham a oportunidade”, enfatizou.
Segundo a assessoria de imprensa do candidato, outro ponto importante do plano de governo de Fabio para a área da educação é a autonomia pedagógica que será concedida a todas as escolas municipais de Guarapuava. “Através do seu conhecimento e de sua técnica programática os professores de cada escola irão decidir a maneira que acharem mais adequada para trabalhar os conteúdos”, frisou Fabio.
Atividades de integração para toda a comunidade
De acordo com a assessoria, outro compromisso assumido por Fabio junto aos moradores da Palmeirinha é a construção de quadras poliesportivas no distrito, que serão usadas por toda comunidade. “O esporte é uma excelente ferramenta para manter nossas crianças e jovens longe do mau caminho. Contrataremos um professor de educação física para cada escola municipal e também para serem instrutores nas nossas escolinhas”, assegurou Fabio.
O candidato falou sobre a sua preocupação com a juventude guarapuavana e salientou que a Prefeitura trabalhará intensivamente em campanhas e ações de combate e prevenção às drogas. “Sou pai e vejo o quanto as drogas têm afastado as nossas famílias. Trabalharemos insistentemente em programas preventivos que envolvam o esporte e a cultura. Também iremos dar apoio a projetos que incentivem o menor aprendiz e o primeiro emprego”, completou.
Além das atividades voltadas para os jovens e as crianças, Fabio ressaltou que sua administração terá uma preocupação especial com a população da terceira idade. “Aqui na Palmeirinha iremos construir um centro de convivência da melhor idade. Um espaço que contará com salão para dança, quadra para prática de esportes e sala de informática, pois esta é uma parcela da população que merece todo nosso cuidado”, enfatizou.
Melhorias na saúde
Para Fabio, o Hospital Regional Público Universitário e a instalação do curso de Medicina na Unicentro são as únicas formas de resolver os problemas enfrentados pela saúde em Guarapuava, com a falta de leitos hospitalares pelo SUS e a carência de médicos que atinge o Município. “Hoje temos três deputados que fazem parte da base de apoio ao governador Beto Richa e a administração municipal também apóia o seu governo. Não podemos deixar a oportunidade passar, esta é uma luta de todos nós”, salientou.
O candidato declarou que uma das medidas que será implantada durante o seu governo para amenizar o problema da falta de médicos será a contratação de profissionais de outras cidades, que virão a Guarapuava para atender a população durante os finais de semana. “Faremos mutirões de especialidades em todas as regiões do Município durante os sábados e os domingos”, disse. Fabio ainda falou que o distrito contará com uma ambulância 24 horas por dia para realizar o transporte dos doentes que precisam de atendimento emergencial.
Estradas rurais
Com relação às estradas rurais, Fabio destacou que Guarapuava ainda é o maior Município do Paraná em extensão territorial, contando com mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais. Entre seus projetos para a área está a contratação de tarefeiros. “Essa ideia surgiu de uma das muitas conversas que estou tendo com a população. Os tarefeiros irão ajudar a manter nossas estradas rurais em bom estado”, afirmou Fabio.
Incentivos às potencialidades do distrito
Fabio destacou que pretende trabalhar para que o distrito utilize da melhor forma possível suas potencialidades em prol de seu desenvolvimento. “Vamos instalar aqui uma Panificadora Comunitária, a exemplo do que já existe em outras localidades no interior do Município. Também queremos criar na Palmeirinha, com recursos da Prefeitura, uma indústria de embutidos”, disse o candidato.