Tradicionalmente o dia 30 de agosto mobiliza, professores da rede pública estadual de ensino para um dia simbólico da luta por melhorias na educação. No ano de 2012 não será diferente. Segundo a APP-Sindicato em Guarapuava, atividades referentes à mobilização de quinta-feira já estão sendo feitas nas escolas da cidade.
De acordo com Helena Faria secretária da APP, hoje alunos e professores realizaram panfletagem com as principais reivindicações da categoria. Nesta quinta (29) as aulas terão apenas 30 minutos, e depois os professores discutirão a pauta de reivindicações.
Na sexta feira 30 de agosto, espera-se que 90% dos professores participem da paralisação, a expectativa é que outra grande quantidade de docentes, participe da mobilização estadual “ a gente espera fechar um ônibus, 2 micro-ônibus, e ainda mais uma van, para irmos para Curitiba” afirma Helena Faria.
Na capital estão programadas outras atividades como passeatas e protesto em frente ao Palácio Iguaçu. Espera-se também que membros do governo estadual recebam algum dos manifestantes para discutir a pauta de reivindicações.
Dia de Luto e de Luta da Educação do Paraná
A data 30 de agosto é simbólica para a categoria, pois em 1988 o ex-governador Álvaro Dias recebeu de forma violenta os professores que protestavam em frente ao Palácio Iguaçu. Desde então os professores usam esse dia para protestar.