A presidente Dilma Roussef já se encontra no espaço onde está acontecendo o Show Rural, às margens da BR 277, em cascavel. A presidente cgehou acompanhada por ministro e deputados federais. O governador Beto Richa também já está no evento, considerado o maior do agronegócio brasileiro.
Manifestações paciificas marcaram a chegada de Dilma. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, por exemplo, ressaltou a importância do porte de arma, vetado à categoria pelo Executivo federal, e pediu a derrubada do veto. Faixas na entrada do evento, na BR-277, perto do Complexo Penitenciário de Cascavel refletem o pedido da categoria. O aumento no preço dos combustíveis também é motivo de protestos.
Um documento elaborado pelo Núcleo dos Sindicatos também será entregue à presidente durante a sua estadia em Cascavel. A pauta são os problemas causados a agricultores com a ocupação de terras por indígenas na região. O segmento entende que o governo tem se mostrado omisso a um problema que só tem crescido e que se trata de um conflito anunciado.
.
Já os pecuaristas querem uma resposta da Presidente políticas protecionistas à produção de carnes depois da crise potencializada em 2012 e que se mantém em virtude dos elevados custos de produção.
Prefeitos de várias associações, incluindo a Amocentro e a Cantuquiriguaçu, pedem a atenção a questões ligadas ao desenvolvimento regional.
Mobilizados, prefeitos da região de Cascavel querem recursos para a construção do Aeroporto Regional, ferrovias, melhoramento do Trevo Cataratas, a construção do Contorno Sul em Cascavel, ligando a BR-277 à BR-163 e a duplicação da BR-277 considerando o trecho até o parque do Show Rural .
Foto/Assessoria
Informações: O Paraná