22/08/2023




Política

Para Silvestri, tributar a caderneta de poupança é retrocesso

imagem-5499

Brasília – O deputado federal Cezar Silvestri (PPS-PR) chamou de retrocesso a decisão do governo de tributar com 15% de Imposto de Renda os depósitos em caderneta de poupança que ultrapassarem R$ 50 mil a partir de 2010. “Sem dúvida é um retrocesso, mas dos males, o menor”, minimizou.
Segundo ele, “Pelo menos os pequenos poupadores que são a grande maioria da caderneta não serão atingidos pela medida”, disse enfatizando que seria melhor que a tributação atingisse somente os depósitos acima de R$ 100 mil.
Para o parlamentar, o alerta do PPS sobre a mudança que se pretendia fazer no investimento mais popular acabou surtindo efeito. “Acredito que isso fez o governo voltar atrás e optar por uma mudança de menor impacto no atual rendimento da poupança”.
A tributação valerá para os períodos em que a taxa de juros estiver abaixo de 10,5% ao ano. Já para os fundos de investimentos, o governo informou que pretende reduzir ainda este ano a tributação do IR, que hoje varia de 22,5% e 15%, conforme o tempo de aplicação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo